Desde que De Volta Para o Futuro 2 apresentou ao mundo o tênis que amarra sozinho, a tecnologia se tornou um objetivo para companhias de calçados. No filme, o calçado usado por Marty McFly era um Nike, e é a empresa que está na vanguarda da tecnologia que o filme mostrou ao mundo.

A empresa já lançou um tênis que se amarra sozinho, porém seu preço e estilo o tornavam inalcançável. Porém a marca anunciou o lançamento do Nike Adapt BB, segundo calçado da marca com a tecnologia de amarrar automaticamente, e que chega as lojas por US$ 350. Porém para a Nike, a principal tecnologia do tênis não está nos cadarços invisíveis, mas sim na sola.

Com o Adapt BB, executivos da marca querem que ela faça a transição de “footwear” (calçados) para “firmware” (sistema operacional). O tênis será controlado por um app específico que será o responsável por “amarrar” o tênis e trocar as luzes de led na sola do calçado. Porém o pulo do gato está do outro lado do aplicativo.

Ele irá angariar para a Nike, informações sobre os hábitos, dados. desempenho de seus usuários. Tudo isso irá para um servidor da marca, que irá tratar as informações a fim de criar novos produtos e serviços para seus usuários. É como se todo o processo de criação de produtos fosse invertido, com a marca recebendo em tempo real as necessidades de seus consumidores.

“Nós estamos colocando um laboratório de pesquisa portátil nos pés de nossos atletas ao redor do planeta”, explicou Michel Donaghu, vice-presidente de inovação da Nike. Eles também afirmou que a empresa trará benefícios para quem compartilhar as informações. O firmware do tênis poderá ser atualizado, o que significa que ao longo do tempo, mais funcionalidades poderão ser adicionadas ao Adapt BB.

A estreia do tênis acontecerá hoje (16) nos pés de Jayson Tatum, jogador do Boston Celtics que usará o Adapt na partida contra o Toronto Raptors.