O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (17) um pacote de estímulo à economia que inclui a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Cerca de R$ 30 bilhões devem ser injetados na economia com a liberação de saques do FGTS para 40 milhões de trabalhadores, com valores de até R$ 1.000 por pessoa.

O Programa Renda e Oportunidade pretende colocar recursos nas mãos dos trabalhadores até o final de 2022, ano eleitoral em que o governo está empenhado em estimular a economia. Os valores serão pagos conforme calendário definido pela Caixa Econômica Federal. Os saques serão liberados até 15 de dezembro.

Como consultar o saldo?

A consulta do saldo do FGTS pode ser feita no site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS . No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep) que consta na carteira de trabalho.

Pagamento do FGTS vai de 20 de abril a 15 de junho, diz presidente da Caixa

É possível também fazer a consulta pessoalmente nas agências da Caixa Econômica Federal ou por SMS com o cadastro do número do celular aqui .

O FGTS é um direito do trabalhador com carteira assinada pago pelo empregador. Até o dia 7 de cada mês, os empregadores devem depositar em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O FGTS não é descontado do salário e é pago sobre salários, abonos, comissões e 13º salário.