A partir desta quinta-feira (15), o Instagram oferece uma nova ferramenta para que os pais possam ter maior controle sobre o perfil de seus filhos na rede social. A “Central da Família”, que antes só estava disponível nos Estados Unidos, agora foi liberada para o mundo todo.

O recurso funciona assim: os pais ou responsáveis da criança ou adolescente poderão ter acesso direto a algumas informações do perfil de seus filhos, como saber quem são os seguidores do menor de idade e quem ele segue, além de receber notificações quando o jovem denunciar uma conta no Instagram. Quando o adolescente completa 18 anos, a supervisão é removida automaticamente.

Instagram é multado em 405 milhões de euros por violação de privacidade na UE

Também será possível saber quanto tempo o jovem passa na plataforma e, se quiser, estabelecer um limite diário para o uso do Instagram. Nesse último caso, a plataforma exige flexibilidade para os finais de semana ou horários diferentes do dia.

Para acionar a Central da Família é preciso que tanto o filho quanto os pais concordem e ambos autorizem o acesso dos responsáveis às atividades do usuário. Essa supervisão também poderá ser interrompida pelas duas partes a qualquer momento.

As mensagens trocadas pelo usuário, o histórico de pesquisa e as curtidas não serão divulgadas, respeitando também a individualidade e autonomia dos jovens, mas garantindo a proteção dos pais.

Além do relatório das atividades do menor, que pode ser acessado tanto pelos pais quanto pelo filho, também é possível encontrar materiais desenvolvidos por especialistas para criar hábitos online positivos entre a família.

Como ativar a Central da Família no Instagram

  1. Acesse o site da Central da Família;
  2. Clique em “Avançar” na tela que apresenta as possibilidades que o recurso oferece;
  3. Na página “Supervisão no Instagram”, clique em “Criar Convite”;
  4. Uma aba resumindo as funções que essa ferramenta apresenta irá aparecer, leia as informações e clique em “Criar convite”;
  5. Um link será compartilhado com você, e deve ser enviado ao adolescente – que tem até 48 horas para responder ao convite antes que o link expire.
  6. O adolescente deverá aceitar o convite para que ambos tenham acesso ao relatório de atividades.