Giro

Novo presidente da Fiesp é filho de ex-vice de Lula

Crédito: Divulgação - Fiesp

O empresário Josué Gomes da Silva será o novo presidente da Fiesp entre o período de 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2025 (Crédito: Divulgação - Fiesp )

O empresário Josué Gomes da Silva será o novo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) entre o período de 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2025. A nova diretoria da Fiesp é composta pelos empresários Rafael Cervone, 1º vice-presidente, Dan Ioschpe, 2º vice-presidente e Marcelo Campos Ometto, 3º vice-presidente.

Gomes da Silva é empresário da Coteminas e filho do ex-vice-presidente José Alencar nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (de 2003 a 2010). O fato chama a atenção já que a entidade teve papel fundamental no impechment da Dilma Rousseff e Paulo Skaf, atual presidente da federação, é considerado aliado do presidente Jair Bolsonaro.

+ Josué pode apaziguar conflitos na Fiesp

A mudança abriu espaço para especulações sobre possíveis mudanças no posicionamento da entidade. De acordo com o Uol, interlocutores dizem acreditar que o novo presidente pode facilitar a aproximação do ex-presidente Lula com empresários. Josué chegou a ser cogitado para vice-presidente de Lula ano que vem, mas negou.



“Ele está eleito e terá apoio expressivo dos industriais, o que se verificou na apuração. E as entidades estarão em boas mãos, de um empresário que tem seriedade, competência e força”, ressaltou Skaf.

O presidente eleito disse estar honrado por haver recebido tantos votos e a confiança do empresariado industrial. “Isso aumenta a responsabilidade, pois suceder Paulo Skaf é um desafio enorme, especialmente neste momento em que, pela primeira vez em décadas, a indústria de transformação apresentou participação no PIB um pouco inferior a do setor agropecuário”, observou o empresário, que também defendeu a retomada do crescimento do setor e o não aumento de impostos.

As eleições da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ocorreram nesta segunda-feira (5), na sede do prédio, na Avenida Paulista.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago