Na sexta-feira (5) a Volkswagen anunciou um pacote de R$ 7 bilhões em investimentos no Brasil até 2026, além do teaser do primeiro de quatro carros a serem lançados nos próximos anos: o Polo Track.

A montadora alemã divulgou os detalhes iniciais de como será o visual do novo carro que pode se tornar o modelo de entrada da marca no Brasil e na Argentina. Se isso se confirmar, o Gol, um dos carros populares mais vendidos da história e há 43 anos no mercado, será descontinuado a partir de 2023 – ano em que o Polo Track será comercializado.

+ Produção e venda de veículos têm alta em outubro ante setembro, diz Anfavea

O pacote de renovações da Volks chega em um momento em que a legislação de segurança veicular também passa por modificações. Em janeiro de 2024, todos os modelos vendidos no Brasil, incluindo projetos antigos, deverão receber controle de estabilidade de série, recurso eletrônico que ajuda o motorista a manter a trajetória e o controle da direção.

A nova regra também padroniza os veículos para a comercialização em outros países, o que, do ponto de vista dos negócios, otimiza toda a cadeia de produção da montadora no Brasil e no mundo.

Em coletiva de imprensa na sexta-feira (5), o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, foi enigmático ao dizer que “vamos continuar produzindo o Gol como é hoje até 2023”. Sem comentar sobre o fim do Gol, ele completou afirmando que “é óbvio que o Polo Track vai afetar o futuro do Gol”.

Com o futuro do veículo ainda incerto, o que se sabe é que a história dos carros de segmento A, modelos pequenos como o Gol e o Voyage, estão com os dias contatos. Pablo Di Si comentou que os carros de entrada passarão a ser mais caros, porém mais seguros, conectados e econômicos.

“É o preço a pagar”, disse ele com o teaser da Volks indicando que o novo Track será um flerte entre carros compactos e SUVs urbanas, os chamados crossover.