Sustentabilidade

Novo governo da Noruega tem mais ambições climáticas, mas quer preservar o petróleo

Novo governo da Noruega tem mais ambições climáticas, mas quer preservar o petróleo

Líder do Partido Trabalhista norueguês e designado primeiro-ministro, Jonas Gahr Støre (à esquerda), e o líder do Partido de Centro, Trygve Slagsvold Vedum, apresentam sua agenda política em Hurdal - Ntb/AFP

O novo governo de centro-esquerda norueguês, escolhido nas eleições de setembro, quer elevar o objetivo nacional de combater as emissões de efeito estufa, mas preservando o setor-chave dos hidrocarbonetos do país.

O reino escandinavo é o maior exportador de hidrocarbonetos da Europa ocidental.

O objetivo climático atual das autoridades norueguesas consiste em uma redução dos gases de efeito estufa entre 50% e 55% em comparação com as emissões de 1990.

Em sua plataforma política apresentada nesta quarta-feira, o novo governo, que assume suas funções na quinta-feira dirigido pelo trabalhista Jonas Gahr Støre, opta pela parte alta da porcentagem estabelecida por seu antecessor de centro-direita.



O novo Executivo também retomou um projeto de seu antecessor, que leva a 2.000 coroas (200 euros, US$ 232) por tonelada a taxa carbono do país, contra 590 coroas atualmente.

Mas o novo governo, que reúne trabalhitas e o partido do Centro, reafirmou paralelamente seu apego à indústria de petróleo do país.

“O setor de petro-gás será desenvolvido, não desmantelado”, afirmam os dois partidos. “A política climática não deve ser moralizante, deve ser justa” acrescentam.

A maior parte das emissões geradas pelo petróleo e gás noruegueses é produzida durante seu consumo fora da Noruega, portanto não está incluída na receita nacional.

O setor do petróleo representa 14% do PIB deste reino do norte da Europa, mais de 40% de suas exportações e gera 160.000 empregos diretos.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km