Um novo golpe no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas pode ter a participação de funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de acordo com reportagem do Fantástico, da TV Globo.

Fraudadores estão conseguindo comprar na internet o chamado “Kit Fraude”, que consiste em informações pessoais de beneficiários do INSS, como fotos de documentos, para fazer empréstimos consignados fraudulentos. 

+Confira quem recebe a aposentadoria nesta segunda-feira (10)

Com essas informações nas mãos, os golpistas não precisam nem mesmo entrar em contato com a vítima para conseguir o empréstimo. Os criminosos oferecem pela internet o serviço de desbloqueio e contratação de empréstimos pelo valor de R$80 por vítima. Eles também resetam a senha do aplicativo Meu INSS. À reportagem, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou que já pediu abertura de investigação à Polícia Federal.

“São criminosos, são bandidos que estão fazendo isso, se aproveitando de péssimos funcionários, indecorosos profissionais que são minoria, graças a Deus, mas que se utilizam do acesso à informação do aposentado, do seu cadastro, sua senha, para alimentar uma rede de criminosos”, afirmou.

Milhares de casos aconteceram em 2022 

De acordo com informações da Secretaria Nacional do Consumidor, seis denúncias de golpe em empréstimo consignado acontecem a cada hora no país. Somente em 2022, 57.874 queixas foram registradas.    

Na última quarta-feira (5), cinco pessoas foram alvos de busca e apreensão pela “Operação Backup” de uma Força Tarefa realizada pelo Ministério da Previdência Social. As buscas aconteceram nas cidades de Teresina (PI) e São Paulo (SP). 

O grupo criminoso foi responsável por dois ataques cibernéticos em agências do INSS no Estado do Piauí neste ano. As investigações identificaram que os ataques visavam extrair, incluir, alterar e inserir informações, remotamente, nos bancos de dados da Previdência Social, a fim de obterem vantagem indevida.