Giro

Novo estudo prevê que o ecossistema oceânico entrará em colapso nesta década

Crédito: Reprodução/Unsplash

Como vários organismos enfrentam temperaturas mais altas do que qualquer coisa que enfrentaram antes, o estudo prevê mortes súbitas e massivas. (Crédito: Reprodução/Unsplash)

O ecossistema global está em perigo muito maior do que os cientistas pensavam anteriormente, de acordo com um novo estudo. A pesquisa prevê que, sem uma ação radical para reverter a mudança climática global, ecossistemas oceânicos inteiros podem entrar em colapso repentinamente nesta década, relata o The Guardian .

É um aviso terrível: como vários organismos enfrentam temperaturas mais altas do que qualquer coisa que enfrentaram antes, o estudo prevê mortes súbitas e massivas.

+ Aquecimento Global: Ponto irreversível já pode ter sido atingido

O estudo, publicado na terça-feira (22) na revista Nature, examina as temperaturas que 30 mil organismos terrestres e marinhos podem suportar e traçou essas variações em relação aos aumentos de temperatura esperados até o ano 2100.



Conforme as espécies atingem seus limites de temperatura, elas podem efetivamente desaparecer – e espera-se que muitas façam isso ao mesmo tempo, no que os pesquisadores chamam de “evento de exposição abrupta”.

“Não é uma ladeira escorregadia, mas uma série de margens de penhascos, atingindo lugares diferentes em momentos diferentes”, disse o líder de pesquisa Alex Pigot, da University College London, ao The Guardian .

A menos que os líderes mundiais ajam para impedir os efeitos mais terríveis das mudanças climáticas, o estudo prevê uma morte terrestre semelhante durante os anos 2040.

“O mundo está atualmente focado em lidar com a emergência de saúde global”, disse Mark Wright, diretor de ciências da filial britânica do World Wildlife Fund, ao The Guardian . “No entanto, esta nova pesquisa reforça que, depois de passarmos por esse momento extremamente difícil, precisaremos renovar as ações ambiciosas para enfrentar a crise climática e natural.”

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km