Giro

Novo chefe da diplomacia iraniana se encontrará com diplomatas em Nova York

Novo chefe da diplomacia iraniana se encontrará com diplomatas em Nova York

Na disputa pelo programa nuclear iraniano, o novo chanceler Hossein Amir-Abdollahian quer falar com seus colegas dos países envolvidos no acordo nuclear de Nova York - SANA/AFP/Arquivos

O novo ministro das Relações Exteriores iraniano, Hosein Amir Abdollahian, viajará para Nova York nesta segunda-feira (19) em sua primeira viagem oficial aos Estados Unidos, onde se encontrará com seus homólogos alemães, chineses, franceses, britânicos e russos, representantes do acordo do programa nuclear iraniano.

Nesta viagem a Nova York, por ocasião da Assembleia Geral da ONU, que começa oficialmente nesta terça-feira, Amir Abdollahian, no cargo desde agosto, “terá encontros separados e bilaterais” com os chefes das citadas diplomacias, disse o porta-voz iraniano do Exterior, Said Jatibzadeh, em uma conferência de imprensa em Teerã.

Uma eventual reunião com autoridades americanas “não está marcada”, acrescentou.

Firmado em 2015, o acordo de Viena sobre as armas nucleares iranianas proporcionou a Teerã o alívio das sanções do Ocidente e da ONU em troca do compromisso de não desenvolver a arma atômica e de uma redução drástica de seu programa nuclear, sob estrito controle da AIEA (ONU agência).



Mas, após a retirada dos americanos do acordo, em 2018 sob a presidência de Donald Trump, o Irã gradualmente abandonou a maioria de seus compromissos.

As discussões, iniciadas em abril e estagnadas desde junho, entre o Irã e as cinco potências que ainda integram o acordo, visavam ressuscitá-lo por meio da reintegração de Washington.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) assinou no dia 12 de setembro – poucos dias após a comissão nuclear da ONU denunciar a falta de cooperação iraniana – um acordo com Teerã sobre o controle de seu programa, o que dá esperança da retomada das negociações em Viena.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km