As montadoras e os motoristas sempre tentam tirar a máxima eficiência de seus carros. Além do combustível, a qualidade do asfalto é tão importante para o funcionamento e segurança das estradas, mas que só costuma chamar a nossa atenção quando surge algum problema. É através dele que rodamos do por todo o país com segurança e tranquilidade.

+ Preços do petróleo caem mais de 5% com temores sobre economia global e Covid na China

Ainda que nem todo mundo saiba disso, o asfalto é um derivado de petróleo, sendo um dos componentes do pavimento asfáltico, responsável por manter os constituintes do pavimento juntos, como se fosse uma “cola”. Além de asfalto, o pavimento é composto por diversas outras camadas de materiais, tais como brita, agregados e aditivos.

Um asfalto mais sustentável

Um novo asfalto, mais eficiente e mais sustentável, foi desenvolvido pela Petrobras, o Asfalto CAP PRO, que estará nas ruas das cidades brasileiras já neste ano.

A aplicação do asfalto normalmente ocorre em altas temperaturas. O Asfalto CAP PRO, porém, pode ser aplicado em temperaturas significativamente menores do que as usuais, gerando economia de energia. Com menores temperaturas de aplicação, menores são também as emissões de vapores associadas, refletindo em ganhos ao trabalhador e ao meio ambiente no uso do produto.

Vantagem adicional do Asfalto CAP PRO é que ele possibilita um maior uso de material reciclado de asfalto na composição do pavimento asfáltico, isto é, permite que se recicle maior quantidade de asfalto, contribuindo para aumentar a economia circular.

Tudo isso faz com que o Asfalto CAP PRO tenha emissões estimadas de carbono até 65% menores. Com a mesma qualidade de sempre e sem a necessidade de modificações na aplicação, tem-se um asfalto que é melhor pra quem produz, quem dirige e também pra quem trabalha, sem contar nas vantagens para todo o planeta.

Conforme o asfalto velho vai sendo substituído, a renovação já será feita com o CapPRO. Trata-se de mais um passo fundamental para o cumprimento das normas ambientais e da agenda de programas importantes, como o Rota 2030.