O CEO da Tesla, Elon Musk, divulgou nesta quinta-feira (1) que a nova versão do aplicativo da empresa permitirá aos usuários conduzirem os veículos através dos seus smartphones.  A ferramenta também permitirá aos veículos identificarem vagas e estacionarem de forma autônoma. A previsão é disponibilizar o software em seis semanas.

Em uma série de notas publicadas no Twitter, Musk explicou como o sistema Summon funcionará. “O carro vai dirigir até o local do seu telefone e seguir você como um animal de estimação se você segurar o botão no aplicativo da Tesla”, disse.

A atualização também dará aos veículos da Tesla a capacidade de encontrar e escolher lugares de estacionamento de forma independente. Atualmente, os sistemas existentes já fazem a identificação e manobra do carro, porém, com o motorista controlando o sistema de acelerador e freios.

O sistema será aberto aos carros produzidos nos últimos dois anos, além do Model 3 sedan, Model S e X. Segundo o CEO da Tesla, uma nova versão já está sendo desenvolvida para ser lançada durante o próximo ano.

Apesar da euforia provocada pelo avanço tecnológico, o novo sistema pode esbarrar na legislação. De acordo com o site NBC News, o Congresso norte-americano ainda discute as diretrizes normativas para veículos autônomos. Atualmente, a maioria das leis estaduais obriga que um motorista permaneça ao volante sempre que um veículo estiver em movimento.

Agora, mais da metade dos Estados permitem alguns testes de veículos autônomos em vias públicas. No entanto, em praticamente todos os casos, um motorista licenciado deve permanecer ao volante pronto para assumir o controle em uma emergência.