Apesar do ranking mundial das vacinas contra a covid-19 ser liderado pela Pfizer e Moderna, a farmacêutica americana Novavax pode conquistar o mercado desses imunizantes nos próximos meses. A empresa planeja entregar 110 milhões de doses da NVX-CoV2373 aos Estados Unidos até julho deste ano.

Além disso, o laboratório já contabiliza pedidos de cerca de 200 milhões de doses de sua fórmula para países como Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Suíça. O CEO da Novavax, Stanley Erck, disse à CNBC que ainda haverá muita necessidade de vacina nos EUA e no mundo grande.

+ Quase 40% dos mortos por covid em hospitais não chegaram à UTI

A farmacêutica acredita que mesmo países que já têm doses suficientes para toda sua população, como os EUA, continuarão comprando os imunizantes para uso posterior. As vendas para os outros países também podem impulsionar a posição da Novavax no mercado mundial.

Outro ponto de crescimento da empresa é em relação ao projeto Covax, iniciativa global para garantir o acesso justo às vacinas. A Novavax assinou um acordo para fornecer mais de 1 bilhão de doses. A empresa afirma ter capacidade de produzir mais de 2 bilhões de doses anualmente.