Uma pesquisa global mostrou que as novas gerações tendem a comprar presentes para pessoas que não somente as mães biológicas no dia das mães. 

De acordo com a pesquisa, que ouviu 12.700 pessoas entre 16 e 41 anos e foi encomendada pela marca de joias Pandora, mais de 90% planejam celebrar este dia especial e 51% dos entrevistados planejam homenagear alguém que não é sua mãe biológica. Entre os millenials, pessoas entre 35 e 44 anos, o índice dos que pretendem homenagear outras figuras que não só as mães foi de 53%. Dois terços dos entrevistados afirmaram que vão comprar um presente na data.  

+Entenda por que 24/4 é dia do Churrasco e quanto custa um “churrasco do Lula”

“Não importa se eles estão conectados pela família, biologia, amizade, experiência ou tudo ao mesmo tempo; a lição mais essencial que nossas figuras maternas nos ensinam é ‘faça o que te faz feliz’. A pesquisa confirma que devemos redefinir como celebramos o Dia das Mães e abraçar a diversidade da maternidade. Pode ser qualquer pessoa que desempenha esse papel significativo, como uma avó, um professor ou uma tia. Qualquer um que mostre esse amor materno”, diz Frédérique Gouzard, vice-presidente sênior da unidade global de negócios da Pandora. 

Mãe não é só quem dá a luz

A pesquisa perguntou aos participantes “o que a palavra ‘mãe’ significa para você?” e mais da metade das respostas foram “alguém que está sempre lá para você” em vez de “alguém que dá à luz a uma criança”.

O levantamento foi feito em 12 países: Reino Unido, Estados Unidos, México, Austrália, China, França, Espanha, Itália, Polônia, Alemanha, Dinamarca e Hong Kong.