Sustentabilidade

Nova York irá aprovar lei para banir sacos plásticos

A proposta baniria o uso de sacos plásticos no estado e daria a cada condado a escolha de cobrar US$ 0,5 pelo uso de sacos de papel

Nova York irá aprovar lei para banir sacos plásticos

Crédito: GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos

O estado de Nova York está prestes a se tornar a segunda unidade federativa dos Estados Unidos a banir o uso de sacos plásticos. A Califórnia já aprovou a lei, em 2014, e agora o estado da costa leste se movimenta para aprovar a medida, que também irá estabelecer que cada condado escolha cobrar US$ 0,5 para quem pedir sacos de papel em mercados.

O atual governador de Nova York, Andrew Cuomo, apresentou a proposta no ano passado, porém, ela foi recusada pelo Senado Estadual da época, controlado pelos republicanos. Com as eleições legislativas de 2018 e a vitória dos democratas para o controle da casa, a lei seguiu e seu texto está sendo finalizado. A previsão é de que ela seja aprovada no dia 1 de abril.

Segundo Steve Englebright, democrata membro do Senado Estadual de Nova York, a lei começará a ter efeito apenas em 2019, tempo que necessário para que lojas se adaptem a medida. A lei atual não bane 100% dos sacos plásticos, já que estará liberado o uso de sacos para envio de jornais, para guardar roupas lavadas ou recolher dejetos de animais.