Ciência

Nova variante do coronavírus é encontrada na Tanzânia

Crédito: Pexels

A nova variante do coronavírus conta com mais alterações genéticas do que outras cepas (Crédito: Pexels)

Com a pandemia em descontrole em boa parte do mundo, é cada vez mais comum o surgimento de novas mutações da covid-19. Dessa vez, cientistas da Universidade de KwaZulu-Natal, África do Sul, encontraram uma nova variante na Tanzânia, da qual ainda não é possível indicar o potencial de contágio, mas conta com muitas alterações.

Segundo o Daily Mail, as cepas foram identificadas em três pessoas que estavam viajando de Angola para a Tanzânia em fevereiro. Os pesquisadores encontraram 34 alterações no vírus, sendo 14 na proteína ‘spike’, responsável por atacar as células humanas e causar doenças. A variante B.1.1.7, encontrada no Reino Unido, por exemplo, conta com 17 alterações genéticas, enquanto a da África do Sul conta com menos da metade das alterações no vírus encontradas na da Tanzânia.

+ Variante da Índia do coronavírus preocupa ainda mais os cientistas. Saiba por quê
+ OMS busca formas de prosseguir com investigação sobre origens da covid-19

A nova mutação é conhecida como A.VOI.V2 e pertence a linhagem “A”, formada a partir do vírus original encontrado em Wuhan, no início da pandemia. As variantes da África do Sul e do Reino Unido são da linhagem “B”.

Mais testes serão realizados nos próximos dias para determinar o potencial dessa nova variante, mas os cientistas acreditam que ela possa ser resistente a anticorpos neutralizantes, disponíveis nas vacinas que estão em distribuição pelo mundo.

Embora tenham sido identificados apenas três casos com a variante, o temor fica pelo fato de a Tanzânia ser um dos países com pouca documentação sobre o número de casos envolvendo a covid e não contar com medidas de saúde contra a propagação do vírus.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel