Ciência

Nova-iorquinos recorrem à criatividade para serem vacinados

Diante de erros técnicos na campanha de vacinação contra o coronavírus e da escassez de doses, nova-iorquinos recorrem à criatividade (e à paciência) para se vacinar.



Dee, de 78 anos, levou três dias para conseguir a desejada consulta para tomar a vacina. Foram horas de espera ao telefone e outras tantas na linha de seus dois filhos e uma nora e “muitas, muitas tentativas” antes de conseguir.

+ Estudo mostra segurança da terapia com plasma de convalescentes da covid-19

Eles procuravam um agendamento em qualquer lugar, mesmo que fosse longe da casa de Dee.

A idosa finalmente conseguiu se vacinar na sexta-feira no East Harlem, embora resida vários quilômetros ao norte de Nova York.



Desde que Nova York ampliou a vacinação primeiro para maiores de 75 anos e, nesta semana, para maiores de 65, seguindo o conselho do governo federal, muitos enfrentaram dificuldades para marcar uma consulta para se vacinar nos sites do governo e da prefeitura.

Não são ingressos para ver o Radiohead … É uma vacina que vai salvar nossas vidas”, reclamou no Twitter Kory Westerhold, que tentava em vão encontrar uma data para seus sogros no site do governo do estado de Nova York.

A plataforma enfrenta repetidos problemas técnicos, assim como a da cidade de Nova York.

Para complicar as coisas, o estado e a cidade têm postos de vacinação diferentes, funcionando separadamente. Só para a cidade de Nova York existem várias redes, cada uma com seu próprio método de reserva.

A confusão também existe em outros estados como Flórida, Oregon ou Texas, criticados por seus problemas e incoerências na hora de vacinar.

“Os próprios locais de vacinação são bem organizados, mas antes disso, as pessoas sentem uma ansiedade tremenda”, disse Art Honan, 77, logo após ser vacinado.

“É uma loucura tentar conseguir um horário”, disse ele. “Conheço pessoas que marcam duas ou três consultas diferentes”, sempre em busca de um horário melhor ou mais próxima de casa.

Para os idosos, o desafio é grande, pois precisam superar, sem ajuda, as dificuldades técnicas para conseguir um agendamento.

Às vezes, a solução é ir ao seu clínico geral, como fez Constance, de 67 anos, que, desta forma, conseguiu uma consulta no East Harlem.

– Escassez de vacinas –

Alguns tentam agendar por telefone, embora as frustrações geralmente sejam maiores do que nas tentativas online.

“Você fica preso ao telefone como um idiota”, disse Eva Lee, de 65 anos, que finalmente se cansou e desligou.

 

Na sexta-feira, ela conheceu duas mulheres no ônibus que a aconselharam a comparecer ao posto de vacinação da rua 115.

Elas deixaram seus nomes lá, esperando por uma consulta na próxima semana.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que quase todas as consultas para as próximas 14 semanas foram reservadas e que o estado não está aceitando marcações além desse período.

Ele censurou o governo federal por ter ampliado os critérios de vacinação para maiores de 65 anos e para outras categorias da população – como professores ou funcionários do transporte público – sem aumentar a entrega de doses.

O estado de Nova York recebeu menos doses na semana passada, 250.000 contra 300.000 na semana anterior, criando “uma situação muito difícil”, disse ele.

Devido à escassez, algumas redes hospitalares, como o Monte Sinai, tiveram que cancelar todas as vacinas.

O presidente eleito Joe Biden prometeu acelerar as vacinações, mas, enquanto isso, Nova York pode se encontrar “sem vacinas” a partir desta semana, disse o prefeito Bill de Blasio.

Criticados pelo lento início da campanha de vacinação, o governador e o prefeito de Nova York estão tentando acelerar o maquinário.

Na última sexta-feira, mais de 827.000 doses foram injetadas no estado de Nova York.

“Depois de todo o progresso que fizemos”, advertiu de Blasio, suspender a vacinação “seria uma loucura.”


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?