Tem nova batalha à vista. E das grandes. Até o fim do ano chegam ao mercado o Xbox Series X e o PlayStation 5.

Essa é uma indústria de US$ 150 bilhões na qual gigantes – Amazon, Apple e Google – tentam mandar e ainda não conseguiram. Por isso quando a história dos games for escrita ela terá nas duas primeiras décadas do milênio três atores: Nintendo, Sony (PS) e Microsoft (Xbox). E até o fim do ano dois deles com novo arsenal. O PS5 teve um trailer oficial colocado no YouTube em junho e em menos de 30 dias já havia 28,5 milhões de visualizações.

É o primeiro termômetro para o potencial de vendas. Pelo lado da Microsoft, o Xbox promete ter a maior capacidade de máquina – garantindo maior velocidade e melhor resolução –, o que costuma ser o terceiro apelo decisivo na batalha. O primeiro é o preço. O segundo é o portfólio de jogos. A vida de uma geração de consoles é longa, em especial para algo dentro da indústria da tecnologia.

O primeiro PS foi lançado em 1994. O mais recente, o PS4, em 2013. Com o PS5 chegando até dezembro a média é de um lançamento a cada seis a sete anos. No último confronto entre os dois, deu Japão. Foram mais de 110 milhões de unidades vendidas do PS4 – a derrota da Microsoft pode ser creditada quando ela deixou de divulgar números de vendas do Xbox, em 2015. Para reverter o resultado no novo confronto, a marca aposta na parrudez da unidade de processamento gráfico de 12 teraflops, contra 10,28 do PS5. Se o preço for competitivo, o bicho vai pegar.

(Nota publicada na edição 1181 da Revista Dinheiro)