Nesta quarta-feira (30), o Banco Central dá início a mais uma fase do Open Banking, processo de expansão do mercado de informações bancárias no Brasil, iniciado com a criação do Pix, há pouco mais de 1 ano. Agora, os bancos integrarão uma espécie de “marketplace” do crédito no País, espaço em que você poderá encontrar dados sobre as melhores taxas e regras para contratação de crédito. A ideia é ajudar o consumidor a encontrar a melhor condição para a sua realidade financeira.

Neste momento, o Banco Central está implementando a Fase 3 do Open Banking, após criar um ambiente de troca de informações entre os bancos que pudesse permitir a elaboração do chamado Encaminhamento de Proposta de Crédito (EPOC). É com o EPOC que você poderá receber as diversas ofertas de crédito em uma única plataforma.

+ Greve no Banco Central pode paralisar sistema do Pix
+ NuBank lança NuPay para facilitar pagamentos digitais em e-commerce

O BC ainda não indicou como funcionará o EPOC, já que ela está em fase de testes, mas já se sabe que será necessário informar nome, CPF e valor do empréstimo. O sistema vai analisar as melhores condições do mercado e estabelecer uma conexão para que o cliente consiga acessar este crédito.

Quem fará essa ponte entre consumidor e bancos será um correspondente digital, que vai atuar como um corretor. Essa atividade será monitorada pelo Banco Central e as informações dos clientes devem ser tratadas com segurança total, de modo que será proibida a venda ou uso ilegal dos dados da pessoa.