O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já entrou em vigor no dia 1º de junho em todo o território nacional. Mas a troca para a nova versão do documento será obrigatória a todos os motoristas?

Novo formato dificulta falsificações

O novo modelo de CNH será implementado seguindo a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2021. A versão atualizada da CNH aproxima a carteira de motorista do Brasil com o padrão internacional, com sua identificação impressa em português, inglês e francês.

+ Contran publica regras sobre o cadastro positivo de motoristas

O documento conta com a adoção de padrões de segurança contra falsificações, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta. O QR Code, que permite ao motorista ter acesso à Carteira Digital de Trânsito (CDT), via aplicativo, segue impressa no verso do documento.

Novas informações

A assinatura do motorista agora está em um novo local, logo abaixo da foto. As categorias que cada motorista está habilitado serão indicadas num quadro com a silhueta de veículos, enquanto as observações, como restrições médicas e o exercício de atividade remunerada, vem na parte inferior.

O novo formato traz a predominância das cores verde e amarelo, assim como a identificação se a CNH é temporária (concedida a novos motoristas), identificada com a letra P no canto superior direito, ou se é definitiva, identificada com a letra D.

Troca será obrigatória?

Os motoristas não precisam procurar o Detran para realizar a troca do documento.

O novo formato da CNH será distribuído para os condutores a partir de 1º de junho de acordo com a necessidade. Ou seja, para quem precisa renovar sua habilitação, adicionar uma categoria, pedir revisão de algum dado impresso, solicitar a segunda via de documento e para quem tirar a carteira de motorista pela primeira vez.

Até ocorrer a troca completa para a nova versão da CNH, os dois modelos do documento serão válidos.

Novo modelo da CNH que entrou em vigor em 1º de junho (Crédito:Divulgação)