Sustentabilidade

Caminhão alado

Até 1935, ano em que o Graf Zeppelin I explodiu sobre Nova Jersey, os gigantescos dirigíveis eram presença constante nos céus do Atlântico

50.jpg

 

Suíça 


Hortas comunitárias

 

Um exemplo animador de convivência sustentável em áreas urbanas são as hortas comunitárias existentes na avenida Crozet, em Genebra, na Suíça. Mais do que garantir o suprimento de alimentos frescos, os moradores conseguiram reforçar os laços de amizade com seus vizinhos. Isso porque o excedente produzido é trocado em feiras semanais ou diretamente entre eles. Na Rússia, a lei da Horta Privada, garante uma faixa de terra na área urbana, de graça, para o cultivo de alimentos de forma comunitária.

 

51.jpg

 

 

 

Tecnologia


Impressora de casas

 

Na onda das impressoras em 3D, que recriam de tudo diante de nossos olhos, os chineses resolveram inovar. Agora, eles querem usar essa tecnologia para construir moradias populares, a partir do entulho de obras. A sacada é da empresa WinSun Decoration Design Engineering, baseada em Xangai. Na verdade, a impressora molda as paredes, que depois são unidas no formato desejado. A expectativa é de que cada casa custe cerca de US$ 5 mil. 

 

52.jpg

 



Gestão 


Hospedagem verde

 

O ecoturismo vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Para ajudar a organizar esse mercado e gerar massa crítica, os paulistanos Patricia Haberkorn e Arthur Medeiros fundaram a consultoria Haber Hotelaria. A empresa nasce com três ícones paulistas do setor sob sua gestão: Hotel Fazenda Spaventura, Bananal Ecolodge e Hotel Montanhas do Japi. A ideia é reforçar o conteúdo sustentável dos hotéis, adicionando itens como a usina fotovoltaica do Spaventura.

 

53.jpg

 

 


São Paulo 


Lixo quase zero

 

A Prefeitura de São Paulo pretende instituir uma política que, na vida real, vai praticamente eliminar o lixo na cidade. A meta é reduzir dos atuais 98,2% para 20% a geração de resíduos pós-consumo, ao final de 2024. Para isso, as empresas terão de atuar fortemente na coleta de embalagens e reciclagem dos produtos com sua marca, cabendo aos cidadãos cuidar do lixo orgânico: restos de comida, por exemplo. Hoje, esse material equivale a 51% de tudo que é recolhido na cidade.

 

54.jpg

 

 

 

Empresas do Bem


Negócios


Apoio aos pequenos

 

A parceria entre a gigante alemã DHL e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deve render dividendos para empreendedores brasileiros. Com o projeto ConnectAmericas.com, a empresa de logística pretende auxiliar as micros e pequenas empresas da América Latina e do Caribe a expandir seus negócios, através da exportação de produtos, por exemplo. 

 

55.jpg

 

 


Educação


Aposta na mobilidade urbana

 

Batizado de Sinal Livre, o programa da subsidiária da Liberty Seguros, comandada por Pablo Barahona, vai engajar os estudantes secundaristas no debate sobre a mobilidade urbana. A meta é capacitar, por meio de palestras e atividades práticas, alunos de escolas públicas de sete das 12 capitais que receberão jogos da Copa do Mundo, como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

 

56.jpg