Sustentabilidade

Problema do homem, solução do homem

A revisão no relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) mostrou um quadro menos alarmante, mas ainda bem preocupante

46.jpg

 

Energia 


Sol para todos 

 

Nos últimos dois anos, a energia fotovoltaica, captada a partir dos raios do sol, entrou na agenda dos brasileiros. O astro-rei poderia gerar 98,2 megawatts-hora, o equivalente à produção de Itaipu. O problema é que a aquisição de equipamentos ainda exige um investimento elevado. Para ajudar nessa tarefa, o Banco Santander lançou uma linha de crédito para bancar projetos do gênero. A expectativa é de que essa linha cresça neste ano, por causa do aumento da demanda, decorrente, por exemplo, do uso do sistema até em casas populares.

 

47.jpg

 

 

 

Energia 2


Intel é a mais verde 

 

Ranking elaborado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos indica que a Intel é a que mais utiliza energia renovável entre as empresas de TI. O levantamento mostrou que a fabricante de chips possui 18 projetos solares em seus centros de pesquisa, além de utilizar outras fontes renováveis, como biogás, biomassa e energia eólica. Na lista também se destacam: Microsoft, Kohl’s (loja de departamentos), Whole Foods (varejo alimentício) e Google.

 

48.jpg

 

 


Gestão 


“Água é ativo econômico”

 

Para o especialista em meio ambiente e sócio do escritório de advocacia L.O. Baptista-SVMFA, Márcio Pereira, a água tem de assumir a mesma importância estratégica da geração de energia. Entenda por quê:

 

49.jpg

 

Pode-se dizer que a água deixou de ser um bem social para assumir o papel de ativo econômico e até político? 

A disputa envolvendo o Rio e São Paulo sobre a captação de água de um afluente do rio Paraíba do Sul mostra que os recursos hídricos não foram tratados com o devido cuidado. Se tivéssemos uma política estruturada para o setor, já teríamos antecipado problemas do tipo e um jeito de resolvê-los. 

 

O fato de o brasileiro considerar a água um bem infinito prejudicou o debate?

Isso atrapalha, mas o grande problema é o duplo comando sobre as reservas de água, com a existência de comitês de gestão de bacias hídricas no âmbito estadual e federal. 

 

O sr. defende a entrada da iniciativa privada nessa área?

Sem dúvida. A política nacional de águas não contemplou a questão econômica. Assim como acontece no setor elétrico, os recursos hídricos também deveriam estar sujeitos à atuação de empresas. Não apenas na execução de obras de saneamento, mas também na gestão de bacias. 

 

50.jpg

 

 

 


Campanha 


Hardcore contra a poluição

 

Para alertar sobre o descarte irresponsável de detritos, especialmente nas regiões costeiras, o Instituto Sea Shepherd Brasil, em parceria com a revista Hardcore, está lançando no Brasil a campanha Dirty Sea Project. A iniciativa da agência DM9Sul tenta, por meio de fotografias de cenas de surfistas em ação, poluídas com “lixo digital”, chamar a atenção para um problema considerado gravíssimo. Afinal, entre 60% e 80% dos detritos encontrados no mar são feitos de plástico.

 

51.jpg

 

 


Empresa do Bem


Trabalho


Qualificação de mulheres 

 

A parceria entre o Instituto Roberto Sampaio Ferreira, ligado à Bombril, e o Senac-SP já garantiu a qualificação de 1,5 mil mulheres em tarefas domésticas. A proposta nasceu com o objetivo de ajudar pessoas de baixa renda a melhorar seu nível de empregabilidade. Algo importante em uma atividade em vias de ser regulamentada e na qual a qualificação pode representar um salário melhor.

 

52.jpg

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?