Sustentabilidade

A água como fator econômico

A prolongada estiagem que afeta inúmeras cidades brasileiras lançou luzes sobre a importância desse insumo, não apenas para a vida das pessoas, mas também para a sobrevivência das empresas

47.jpg

 

Construção


Parede verde

 

Em boa parte dos países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão é comum usar o telhado de prédios e casas para o cultivo de hortaliças ou mesmo para o plantio de grama. Além de fornecer alimentos frescos, o chamado telhado verde ajuda a regular a temperatura. Agora, a paulistana Ecotelhado investe também na parede verde. Para isso, criou um kit composto de cinco módulos de plástico fácil de montar e que, em caso de mudança, pode ser transportado para outro local sem perdas. 

 

48.jpg

 

 

 

Energia 


A vez do sorgo

 

A geração de energia à base de insumos sustentáveis acaba de ganhar uma nova matéria- prima de peso, o sorgo. Pelo menos é nisso que aposta a americana NexSteppe, que desenvolve pesquisas com sementes de plantas direcionadas aos segmentos de bioenergia. Sua meta é pegar carona na crise energética e substituir pelo sorgo o óleo ou o gás usado para acionar as caldeiras de termelétricas. A planta, diz a NexSteppe, é de rápida maturação, podendo ser colhida 120 dias após o plantio. O sorgo pode ser cultivado em qualquer parte do Brasil. 

 

49.jpg

 

 

 

Cidade


A revitalização de Foz do Iguaçu

 

Conhecida pelas Cataratas e pela ponte da Amizade, a cidade de Foz do Iguaçu está passando por uma espécie de revolução urbana. Trata-se da revitalização da área ribeirinha do rio Paraná. O trecho de 21 quilômetros receberá benfeitorias, como novas áreas de lazer, além de intervenção paisagística no valor global de R$ 420 milhões, como parte do projeto Beira Foz. O plano diretor está sendo elaborado com suporte da Arup, que traz na bagagem o projeto da Ópera de Sydney e o centro aquático Cubo, em Pequim.

 

50.jpg

 

 

 

Resíduos 


Gestão micro

 

Quando se fala em reciclagem e gestão de resíduos, o que vem à mente são as grandes empresas. Para inserir nessa cadeia pequenas empresas e catadores, três paulistanos – Mayura Okura, Mariane Marcheti e Pedro Maschio – criaram a B2Blue.com. Esse trabalho foi incluído pela EY, antiga Ernst&Young, na lista de vencedores da 16ª edição do prêmio Empreendedor do Ano, cuja cerimônia acontece no dia 2 de abril, em São Paulo.

 

51.jpg

 

 

 

Empresas do Bem


Esportes


Proteção à infância

 

Para ampliar a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Conselho Nacional do Sesi, presidido por Jair Meneguelli, vai assinar, em maio, parceria com o Fundo Nacional das Nações Unidas para a População. O Fundo vai apoiar o programa ViraVida, do Sesi, e estendê-lo para outros países do continente. O projeto usa a educação como ferramenta de regate das vítimas de abusos.

 

52.jpg

 

 


Saúde


Rally da solidariedade

 

Os ralis da Mitsubishi Motorsports passam a contar com mais um componente social na edição 2014: o Pedágio Solidário Casa Hope, cujo objetivo é arrecadar fundos para a ONG paulistana que cuida de crianças com câncer. O pedágio será instalado nas 17 etapas do rali e a contribuição das equipes é voluntária. 

53.jpg

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?