Sustentabilidade

Frutos da discórdia

A produção de óleo de palma, usado em uma infinidade de setores, desde o de cosmético até o automotivo, entrou no radar dos ambientalistas

49.jpg

 

Vida Moderna 


Mais parques, menos carros 

 

São Paulo poderá ser a primeira cidade brasileira a adotar o sistema de “vagas vivas”, que substitui os espaços para carros por locais que incentivam a convivência entre as pessoas. Esse tipo de iniciativa surgiu na cidade de São Francisco, na Califórnia, em 2006, e já foi replicado em outras cidades americanas, como Boston, além de Zaragoza, no México, e Vancouver, no Canadá. No caso de São Paulo, a ideia é fazer testes em bairros como Vila Madalena.

 

50.jpg

 



Inovação 


Construção verde e popular

 

Cresce o número de empresas que apostam em tecnologias inovadoras para a construção civil. Uma delas é a paranaense MVC, controlada pela Marcopolo e pela Artecola, que criou um modelo de edificação sustentável. Por meio do uso de paredes feitas de compósitos, ou plástico de engenharia, é possível fazer obras com rapidez e custo até 30% inferior ao do sistema convencional. A tecnologia foi apresentada em uma feira de construção realizada em São Paulo. 

 

51.jpg

 



Tecnologia 


Corrida elétrica 

 

O Ninho do Pássaro, estádio símbolo da Olimpíada de 2008, em Pequim, será o cenário de outro evento marcante. No dia 13 de setembro, será dada a largada na Fórmula E, disputada por carros incrementados, como os da Fórmula 1, só que movidos a eletricidade. O circuito vai ser montado no entorno do estádio. Os bólidos são capazes de atingir 225 km/h e estão previstas outras nove etapas até meados de 2015.

 

52.jpg

 

 


Indústria 


Resíduo zero 

 

A eliminação da geração de resíduos se tornou uma espécie de obsessão para algumas empresas, como a americana SC Johnson, fabricante de produtos de limpeza, ceras e inseticidas. E a subsidiária brasileira acaba de atingir esse feito exatamente na unidade situada em Manaus. Trata-se da oitava filial no mundo a receber essa classificação. No período de 2002 a 2012, a Johnson reduziu em 62% a geração de resíduos em suas fábricas globais.

 

 

 


Empresas do Bem


Social 


Cana e etanol legal 

 

A divisão de negócios agrícolas da Basf no Brasil aderiu ao Bonsucro, ONG global que luta pela melhoria das condições ambientais e sociais em usinas de etanol. Com isso, a Basf complementa o trabalho socioambiental desenvolvido por aqui, e que tem na AgBalance uma ferramenta que ajuda a promover a gestão sustentável de empresas de agronegócio. 

 

 

 

 

Reciclagem 


Prédio verdes 

 

São Paulo surge como exemplo de coleta de resíduos perigosos em prédios comerciais. Graças, em parte, ao programa Edifício Vivo, tocado pela subsidiária da americana Cushman & Wakefield, que atua na gestão de condomínios e é comandada por Celina Antunes. No período de 12 meses encerrado em fevereiro, foi recolhida 1,5 tonelada de pilhas e baterias de celulares, por exemplo, além de 57 mil lâmpadas fluorescentes.

 

53.jpg

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?