Sustentabilidade

Não é o que parece

A vista pode ser bonita, mas de perto o cheiro é insuportável. Um dos motivos que tornam o rio Pinheiros, em SP, um esgoto a céu aberto é que a indústria paulista descarta, ilegalmente, 9,7 milhões de litros de resíduos tóxicos por hora em mananciais

46.jpg

 

Pavimentação


A volta do paralelepípedo 

 

As antigas calçadas de paralelepípedo estão sendo apontadas como uma solução para minimizar o problema da falta de água, que tem prejudicado moradores de diversas cidades do Brasil neste verão. Como permitem o desenvolvimento de vegetação entre suas juntas, esses pisos facilitam a absorção da água e a recarga dos lençóis freáticos. ?Eles também retêm sólidos que podem contaminar a água?, afirma o engenheiro Claudio Castro, consultor técnico da Tecpar Pavimentação Ecológica, empresa especializada em pavimentação com paralelepípedos. Outra vantagem é a menor absorção de calor, em comparação ao asfalto, o que reduz a temperatura ambiente. 

 

47.jpg

 

 

 

Copa do Mundo


Arena sustentável

 

O Estádio da Fonte Nova, em Salvador, que receberá jogos da Copa do Mundo em junho, conquistou a certificação LEED nível prata de construção ecologicamente sustentável, concedida pelo U.S. Green Building Council, entidade americana que avalia o nível de sustentabilidade das construções. Trata-se do primeiro estádio brasileiro a receber a certificação. O projeto do empreendimento, que contou com o apoio da consultoria Cushman & Wakefield, reduz em 88% o consumo de água, graças a um sistema que capta e armazena água da chuva. 

 

48.jpg

 

 

 

Plástico


Copinho ecológico

 

A empresa catarinense Minaplast iniciou a fabricação de copos descartáveis que se decompõem em apenas 12 semanas. O produto usa como matéria-prima o PLA, componente plástico produzido a partir de plantas como o milho. Os custos de fabricação, no entanto, são altos: em média, 40% maiores em comparação aos copos plásticos normais. Mesmo assim, a empresa acredita que a demanda será grande. Os planos são de produzir dez milhões de copos ecológicos no primeiro semestre deste ano. 

 

49,.jpg

 

 


Agronegócio 


O mapa da economia

 

Para reduzir o consumo de energia em sua fábrica de molho de tomate, a Cargill investiu no mapeamento da cadeia produtiva do Pomarola, seu principal produto na categoria. O resultado foi uma economia de 28 milhões de Kwh. O projeto, que consumiu R$ 4,3 milhões, também diminuiu a emissão de resíduos sólidos em 22 toneladas e de CO2 em dez mil toneladas. 

 

50.jpg

 

 


Legislação


Bem de vista 

 

Uma lei aprovada pela cidade de Itupeva (SP) torna obrigatório o exame de vista para todos os estudantes da rede municipal. O projeto foi apresentado pela fabricante de óculos Suntech Supplies, dona da marca HB, que vai oferecer armações para as crianças que necessitarem. 

 

 

 

 

Empresas do Bem


Varejo


Pequenos e capazes

 

A atacadista Tenda, do diretor- geral Fernando Bara, lançou um programa para capacitar microempreendedores que atuam no entorno de suas lojas. Os empresários terão à sua disposição cursos de planejamento, análise de riscos, controle de estoques e marketing, entre outros. 

 

51.jpg

 

 


Transporte


Estradas seguras

 

A Shell Lubrificantes alcançou a marca de dois mil dias sem acidentes graves em sua operação de transporte. Nesse período, seus caminhões rodaram 95 milhões de quilômetros, o suficiente para dar mais de duas mil voltas ao redor da Terra. 

 

52.jpg

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?