Poder

Mudança de hábito

Desde que assumiu o cargo, no início de fevereiro, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, só foi visto em público uma vez, quando levou a mensagem do Executivo ao Congresso

Casa Civil

 

Desde que assumiu o cargo, no início de fevereiro, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, só foi visto em público uma vez, quando levou a mensagem do Executivo ao Congresso. Nas últimas semanas, Mercadante pouco saiu de seu gabinete no quarto andar do Palácio do Planalto, reunindo-se com outros ministros e tentando inteirar-se de tudo o que está sendo feito pelo governo. Apesar da agenda interna intensa, Mercadante já começou a abrir espaço para o setor privado, numa mudança de postura em relação à antecessora, Gleisi Hoffmann. Nas últimas semanas, recebeu representantes da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e os presidentes das construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez.

 

34.jpg

 



Ministério


À espera do sucessor

 

A demora da presidenta Dilma Rousseff em concluir a reforma ministerial já vem causando problemas a ministros que querem retornar ao Congresso para disputar um novo mandato. O do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA), queria ter voltado à Câmara para integrar a Comissão de Educação, que já presidiu duas vezes. Enquanto seu sucessor não é definido, não pode sair.

 

35.jpg

 

 


Popularidade


Cai e fica

 

Os protestos do ano passado reduziram para um novo patamar a popularidade do governo. Na pesquisa CNT divulgada na semana passada, a presidenta Dilma Rousseff manteve a aprovação em torno de 55%. Nada comparável ao índice de 74% que ostentava no início de junho de 2013, antes das manifestações.

 

 



Algodão


Seguro distorcivo

 

Os produtores brasileiros de algodão já têm um novo argumento para apresentar à OMC reclamando do descumprimento por parte do governo Obama da decisão do órgão de eliminar os subsídios aos produtores locais. Vão dizer que o seguro contra perdas climáticas incluído na nova Lei Agrícola americana é tão distorcivo aos preços quanto o subsídio.

 

36.jpg

 

 


Honorários


No bolso dos advogados

 

Em breve, os oito mil advogados da União receberão, além dos salários, os honorários referentes às ações que vencerem para o governo. Hoje, esse dinheiro vai para os cofres do Tesouro. O projeto já foi aprovado na Câmara. O governo chegou a liberar os deputados da base para aprovar a mudança, depois recuou e silenciou diante do mal-estar. A associação que representa os advogados e procuradores calcula que cada um terá direito a um acréscimo em sua remuneração de cerca de R$ 1,5 mil por mês.

 

37.jpg

 

 

 

Água


Nova divisão

 

A queda do nível do sistema Cantareira levou a Agência Nacional de Águas a revisar os estudos que vão embasar as novas autorizações para captação de água das represas que abastecem parte da Grande São Paulo e a região de Campinas. A agência suspendeu a consulta popular e quer reavaliar o pedido de Campinas para receber mais água, levando em conta a mudança no padrão de chuvas da região. A outorga atual, concedida em 2004, vence em agosto.

 

38.jpg

 

 

 

Notas

 

No encontro que terá na segunda-feira 24 com o presidente da União Europeia, José Manuel Durão Barroso, em Bruxelas, a presidenta Dilma Rousseff dirá que o Brasil aguarda a oferta do bloco europeu para retomar a negociação do acordo comercial. Do lado do Mercosul, falta a Argentina.

 

Apesar do amplo apoio ao programa Mais Médicos, está crescendo a preocupação dos brasileiros com a qualidade da saúde pública. Pesquisa da CNT mostra que passou de 23% para 31% a parcela dos que acham que a situação vai piorar nos próximos meses. Má notícia em ano eleitoral.

 

 

Colaborou: Carolina OMS

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?