Negócios

Marcas mais fortes geram maior valor aos acionistas, diz especialista

Em evento “As Marcas mais valiosas do Brasil”, diretor da Kantar Vermeer, Eduardo Tomiyia, afirma que atenção às marcas é crucial para retorno de investimento

Marcas mais fortes geram maior valor aos acionistas, diz especialista

Há quem pense que o investimento em marcas é caro, infrutífero e muitas vezes não mensurável ao mundo corporativo. Ledo engano, afirma Eduardo Tomiyia, diretor geral da Kantar Vermeer, que faz parte do grupo Kantar, uma das maiores empresas de comunicação e análise de marcas do mundo. Ele participou nesta sexta-feira do evento “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, promovida pela revista IstoéDinheiro.

“Investir em marcas é vital para o sucesso de uma empresa que quer posicionar corretamente seu produto”, disse Tomiyia justificando sua análise com um estudo recentemente desenvolvido pela empresa, De abril de 2006 a abril de 2015, a Kantar Vermeer estudou as 100 marcas mais valiosas do mundo de capital aberto, e as comparou com suas respectivas performances em bolsa de valores, mais especificamente no índice Standard & Poors 500 (S&P500). Enquanto em média as ações que compõe o índice tiveram uma valorização de 62% no período, as 100 mais valiosas subiram 102%.

O especialista explica que uma marca forte deve ter pelo menos três atributos. O primeiro é estar presente na mente dos consumidores, como o Google. O segundo, ter significado e relevância ao seu público. A Apple, segundo Tomiyia, tem essa característica. Por fim, um marca valiosa deve ser diferenciada, oferecer algo que seus concorrentes não possuem, como a Starbucks.

—–

Confira as matérias do especial “As Marcas mais Valiosas do Brasil especial 10 anos”

O pódio do Bradesco
As 10 marcas brasileiras mais valiosas da década
A força da Coca-Cola
As 10 marcas mais fortes no Brasil
A festa da Skol
As 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2016
A onipresença do Google
As 20 marcas mais fortes do Brasil em 2016

Entenda a metodologia das marcas mais valiosas do Brasil 

Saiba como foi o evento “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”:

Marca “Brasil” é a 20ª mais valiosa do mundo, segundo a The Store WPP
Coca-Cola é eleita a marca mais forte do Brasil nos últimos dez anos
Google é a marca mais forte do Brasil em 2016
Bradesco é a marca mais valiosa nos últimos dez anos
Skol é a marca mais valiosa de 2016

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?