Negócios

Marca “Brasil” é a 20ª mais valiosa do mundo, segundo a The Store WPP

Marca “Brasil” é a 20ª mais valiosa do mundo, segundo a The Store WPP

Em um levantamento realizado pela empresa de pesquisa e marketing The Store WPP, se o Brasil fosse uma marca estaria em 20º lugar em um ranking mundial, liderado por Alemanha e Canadá. A informação é David Roth, CEO para mercados emergentes e Ásia da The Store WPP, que participou nesta sexta-feira de palestra sobre o valor das marcas durante o evento “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, realizado pela revista Istoé Dinheiro, em São Paulo.

A pesquisa foi realizada antes da atual crise política no Brasil. Foram entrevistadas 16 mil pessoas em todo mundo, levando em consideração aspectos como inovação, empreendedorismo e indicadores sociais. O nível do Produto Interno Bruto de cada país foi relativizado, sendo mais importante questões como cidadania e globalização. “O poder determina só 10% da ideia do que é um melhor país hoje, que tem muito a ver com inovação e empreendedorismo, relação de responsabilidade social e inovação”, diz. Segundo Roth, os principais atributos da marca Brasil são os aspectos culturais, a beleza e a aventura.

“São atributos importantes, muito parecidos com marcas de empresas que trabalham muito com a emoção, mas há muito trabalho para fazer do Brasil como um centro de influência”, explica. Em um momento de crise política, Roth aconselha as empresas a ter cuidado em expressar seu posicionamento, a exemplo do que ocorre no Reino Unido, com as discussões sobre a saída do país da União Europeia. “Os próximos 180 dias serão muito importantes para que o País possa ganhar mais credibilidade”, afirmou o executivo, que compara o momento político do País ao seriado “House of Cards”.

Roth defendeu o uso cada vez maior de análise de Big Data, da importância da Internet das Coisas (ioT) para os negócios e defendeu maiores investimento em marketing por parte das empresas, uma vez que com a velocidade das informações no mundo de novas tecnologias, as empresas precisam constantemente comunicar seus valores aos consumidores. Segundo ele, a inovação e a criatividade são capazes de acelerar em até 60% o aumento no valor das marcas, citando como exemplo a Apple. “O amor é também muito importante, talvez essa seja a liderança do Brasil, mostrando como o amor pode ser importante para as companhias. E as marcas amadas e adoradas estão crescendo mais rapidamente, como a Coca-Cola, Viisa, e Alibaba.”

—–

Confira as matérias do especial “As Marcas mais Valiosas do Brasil especial 10 anos”

O pódio do Bradesco
As 10 marcas brasileiras mais valiosas da década
A força da Coca-Cola
As 10 marcas mais fortes no Brasil
A festa da Skol
As 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2016
A onipresença do Google
As 20 marcas mais fortes do Brasil em 2016

Entenda a metodologia das marcas mais valiosas do Brasil 

Saiba como foi o evento “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”:

Marcas mais fortes geram maior valor aos acionistas, diz especialista
Coca-Cola é eleita a marca mais forte do Brasil nos últimos dez anos
Google é a marca mais forte do Brasil em 2016
Bradesco é a marca mais valiosa nos últimos dez anos
Skol é a marca mais valiosa de 2016