Geral

Brasil em alta

O Brasil está entre os dez maiores mercados para a agência de serviços de marketing McCann World Group 

Mas há espaço para mais. “Após a Copa do Mundo e a Olimpíada, o Brasil deve figurar entre os cinco maiores mercados para a companhia.” A previsão é de Nick Brien, CEO do grupo. Ele esteve no País para visitar clientes e a operação brasileira. Em entrevista à DINHEIRO, Brien disse também que o desafio da publicidade brasileira é se dedicar às novas mídias como fez com a televisão. A internet respondeu por 4,6% dos R$ 35,9 bilhões investidos em publicidade no Brasil em 2010 – foi o maior crescimento entre as mídias, de 27,9%, segundo o Projeto Inter-Meios, do grupo Meio & Mensagem. 

 

27.jpg

 

 

Marketing esportivo


Desbancando los hermanos 

 

Sinal de que, finalmente, chegou a hora e a vez do rúgbi no Brasil. A seleção brasileira ganhou dois patrocinadores: Bradesco e Topper. E tem mais: em partida do Sul-Americano, valendo vaga para os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, neste ano, o Brasil bateu a Argentina por 7 a 0. 

 

31.jpg

 

 

Promoção


Deu no The Huffington Post

 

A ideia da Loducca para Red Bull, inspirada no Google Street View, ganhou repercussão mundial. Internautas estão enviando fotos de arte de rua de suas cidades. O objetivo é formar a maior coleção de arte do mundo. Nada menos que cinco mil fotos de grafites e outras manifestações artísticas já foram recebidas pelo site. Tem foto da China, da Noruega, da Holanda e de São Paulo, é claro. Se o negócio da Red Bull é fazer barulho sempre e vender energéticos nas horas vagas, estão no caminho certo. A ação foi destaque do The Huffington Post, um dos blogs mais acessados do mundo. 

 

28.jpg

 

 

Grupos


Caro para sir Martin Sorrell

 

Em conferência com analistas na divulgação do balanço financeiro do grupo WPP, o maior do mundo em publicidade e serviços de marketing, sir Martin Sorrell, CEO do grupo, criticou os preços elevados no Brasil. O cavaleiro da rainha diz que continua com disposição e dinheiro para aquisições ao redor do mundo mas acha que o que andam pedindo por aí está acima do bom-senso. A propósito, o lucro do WPP subiu 34% – para US$ 952 milhões. Disso, sir Martin não reclamou. 

 

30.jpg

 

 

Campanha


Moreno deu  um tempo

 

A Bombril está de volta à mídia, mas deu um tempo para Carlinhos Moreno, eterno garoto-propaganda da empresa. São R$ 40 milhões investidos para mostrar todos os produtos (mais de 400 itens) e marcas (28 no total). Quem estrela a campanha , assinada pela DPZ, são as humoristas Marisa Orth, Mônica Iozzi e Dani Calabresa.  

 

29.jpg

 

 

Bate-papo

 

26.jpg

Francisco Guarisa, diretor de comunicação e imagem da TAP

 

A companhia aérea TAP aposta na propaganda regional no Brasil. Francisco Guarisa, diretor de imagem da empresa explica a estratégia. 

 

Por que a TAP não faz propaganda no Brasil? 

Fazemos ações locais. Não investimos em mídia de massa, em função da nossa restrição orçamentária e pela necessidade de atingirmos o nosso target sem dispersão.

 

Que ações vocês usam e quais são os resultados? 

Promoções junto ao setor turístico, que é o nosso principal canal de vendas. O rádio e a web também têm sido bons canais. O resultado é uma alta de 24% no volume de passageiros transportados de 2010 em relação a 2009.

 

Preço menor e o idioma  também facilitam? 

Preço não faz parte do nosso  marketing. Trabalhamos a valorização da marca. Uma aérea que faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com pratos exclusivos a bordo, que possui chefs renomados do Brasil e de Portugal na assinatura de seus cardápios e de suas cartas de vinhos não pode ser balizada por preço. Nosso foco está na comodidade do brasileiro poder sair de nove pontos diferentes do Brasil direto para a Europa.

 

Com Sérgio Spagnuolo 

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?