Mercado Digital

Por que a a Amazon pagou US$ 970 milhões pela Twitch.tv

A plataforma de streaming de vídeos focada em games pode ajudar a gigante do varejo virtual a aumentar sua participação no mercado de jogos online  

Por que a a Amazon pagou US$ 970 milhões pela Twitch.tv

Com os US$ 970 milhões pagos pela plataforma de streaming de vídeos focada em games Twitch.tv, a Amazon fez sua maior aquisição da história

Qual a lógica de a varejista virtual Amazon pagar US$ 970 milhões por uma empresa que desenvolveu uma plataforma de streaming de vídeos? A resposta óbvia é que Jeff Bezos, o fundador do site de comércio eletrônico, está de olho no público aficionado por games, um mercado que movimentará US$ 55 bilhões em 2015, de acordo com a consultoria de tecnologia Gartner. “A aquisição faz muito sentido para a Amazon”, afirmou Edward Williams, analista da americana BMO Capital Markets. “Além de incrementar seus serviços de vídeos, aumenta a interação com seus clientes.”

Esse, no entanto, não é o único movimento da Amazon em direção ao mercado de games. O Fire TV, seu aparelho de transmissão online de conteúdo, vem acompanhado de um controle de videogame. O Fire Phone, o celular de Bezos, conta com uma loja específica para que seus donos possam comprar games com capacidade tridimensional.

O Twitch permite que usuários transmitam online a tela do game que ele está jogando, ao mesmo tempo que pode narrar o que está fazendo. Em um game de futebol, por exemplo, ele seria uma espécie de locutor dos lances.

Criado em 2011, o Twitch fazia parte da plataforma de streaming de vídeos online Justin.tv, criada pelos americanos Justin Kan e Emmett Shear quatro anos antes. Quando os dois empresários perceberam que a transmissão online de jogos tinha potencial de se transformar em algo grande, eles a separaram em um nova empresa. Em dois anos, conseguiram US$ 35 milhões em investimentos.

Atualmente, o Twitch conta com 45 milhões de usuários ativos, que assistiram 12 bilhões de minutos de vídeos no último ano. O crescimento de seu uso foi de 100%, em 2013. A plataforma de vídeos está presente nos consoles de Microsoft, o Xbox One, e Sony, o Playstation 4.

Vídeo é uma palavra importante para a Amazon. Além do recém-lançado Fire TV, Jeff Bezos pode querer diferenciar quem usa a plataforma por um smartphone rival, como o iPhone, daqueles que preferem o celular inteligente da Amazon. “Eles devem criar uma versão especial para o sistema operacional Kindle”, afirmou.Lews Ward, analista da consultoria americana IDC, especializada em tecnologia.

Antes da Twitch, a maior aquisição havia sido a varejista virtual Zappos, especializada em calçados e artigos esportivos, fundada por Tony Hsieh. O negócio, fechado em 2009, alcançou US$ 928 milhões.