Tecnologia

Novo Galaxy S5, da Samsung, conta com monitor cardíaco e leitor de impressão digital

 Aparelho que concorre com o iPhone, da Apple, é mostrado pela primeira vez no Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha

Novo Galaxy S5, da Samsung, conta com monitor cardíaco e leitor de impressão digital

O novo smartphone Galaxy S5, da Samsung, conta com recurso que monitora os batimentos cardíacos (foto: Divulgação)

Apenas um lançamento de smartphone consegue atenção semelhante a da anual atingida pelo iPhone, da Apple. Trata-se da linha Galaxy, produzida pela coreana Samsung. O celular topo de linha protagoniza uma batalha tecnológica com o aparelho da Apple.

Neste ano, o maior destaque do atual iPhone chegou ao Galaxy S5: o leitor biométrico, que reconhece digitais. E ao que parece essa é a principal novidade do Galaxy S5, mostrado no Mobile World Congress, que acontece em Barcelona, na Espanha.

O leitor biométrico da nova Galaxy, inclusive, fica no mesmo lugar do leitor do iPhone: no botão “home”, que dá acesso aos aplicativos e tira o celular do descanso. Com a função, o smartphone consegue garantir que quem está utilizando é o dono – o que é bastante importante em um ambiente em que os dispositivos são cada vez mais usados, para pagamentos.

Além do leitor biométrico, o S5 tem um monitor cardíaco. Ele fica na parte traseira do aparelho, ao lado do flash. O usuário pode colocar o dedo sobre o monitor e o aparelho vai calcular a frequência dos batimentos do coração.

O monitor é o centro de uma nova função do S5. Ele vem com uma série de aplicações esportivas, para ajudar na saúde do usuário. Unindo o GPS, o monitor de velocidade e o cardíaco, o S5 consegue fazer um mapa dos hábitos esportivos de seu proprietário.

Para complementar essa aplicação, a Samsung também lançou uma versão esportiva do relógio inteligente Galaxy Gear.

Além de um auxiliar na rotina esportiva, o monitor cardíaco servirá como outra forma de verificação para meios de pagamento. O Paypal já anunciou um acordo com a Samsung para o uso da função.

O novo S5 terá quatro opções de cores (Azul, preto, branco e dourado) e sua configuração é bastante potente. O processador é o SnapDragon de 2,5 GHz, da Qualcomm, com tecnologia quadcore, um dos mais potentes do mercado. O aparelho tem versões de 16 gigabytes e 32 gigabytes.

A tela é de 5,1 polegadas, HD e com a tecnologia conhecida como Super Amoled, de melhora da imagem.

Outra novidade do Galaxy S5 é a resistência à água. O aparelho sobrevive a imersões de até um metro. Para isso, ele conta com uma tampa na entrada do carregador. O preço não foi divulgado.
 

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?