Mercado Digital

PAULO COELHO DO HARDWARE

No apartamento bagunçado de apenas um quarto no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, mora um dos autores de livro de informática mais conhecidos no Brasil. Com apenas 27 anos, o carioca Gabriel Torres já publicou 16 obras sobre informática ? uma média espantosa de três livros por ano. Ao todo, já vendeu mais de 100 mil exemplares. ?Para quem começou a trabalhar aos 14 anos consertando computador isso não é estranho. Eu já estou até velho?, diz ele, rindo de si mesmo. Entre suas publicações, está o tijolo de 1.400 páginas Hardware ? Curso Completo. A obra está no topo da lista dos mais vendidos do Submarino em informática, seguido por outro livro de Gabriel: Redes de Computadores. As duas obras ainda ocupam o quarto e o quinto posto no ranking de informática da Saraiva, o que coloca Torres como o autor brasileiro mais popular na área.

Ao contrário do que se imagina, o gênio dos computadores não freqüentou a faculdade, nem cursos de especialização. ?Não fiz e não sinto a menor falta?, diz Torres. A última vez que entrou em uma sala como aluno foi quando fez segundo grau em eletrônica no Instituto ORT, no Rio. Lá, depois de formado, deu aulas de informática. Foi na ORT também que começou a colecionar computadores e peças antigas, que viraram piada entre amigos: cartões perfurados, fitas de computadores tipo ?Perdidos no Espaço? e discos do tamanho de uma caixa de sapato.

Há cinco anos, o autor montou o site o Clube do Hardware, para divulgar seu livro. Por mês, 2 mil e-mails chegam ao seu computador, o que consumiria 11 horas por dia só para leitura ? o que ele obviamente não faz. Suas obras são vendidas no Submarino e no site de leilões Mercado Livre. A comissão rende entre R$ 4 e R$ 5 mil mensais. ?Eu poderia estar ganhando muito mais com o meu site?, lamenta-se. ?O problema é que as empresas ainda não se sentem à vontade para anunciar na internet.?