Tecnologia

Falidos.com sai da sombra

A idéia parecia boa. Um site com boatos anônimos sobre empresas pontocom que estão falindo. Uma página no mesmo estilo do americano Fucked Company, fundado em março. Mas na semana passada, quem digitou o endereço www.falidos.com.br, criado em junho deste ano, não viu nada disso. ?Recebemos muitas reclamações e decidimos tirar o site do ar?, diz Fabio Chaves, gerente técnico do provedor Braslink, em Miami. A última delas partiu do portal Cidade Internet. No começo do mês, o Falidos publicou uma nota declarando que o portal tinha lançado um plano de demissão voluntária para reduzir em 60% a folha de pagamento. Segundo o Cidade, tudo mentira. O site estaria, na verdade, completando a fase de contratação, que deverá se encerrar definitivamente no final do ano com a chegada de mais dez empregados. ?Uma notícia inverídica dessas pode abalar a imagem da empresa?, diz Mônica Gobette, diretora administrativa e financeira do Cidade.

A polêmica obrigou o Falidos a mostrar sua identidade, até agora totalmente desconhecida do mercado. ?Se a empresa reclamar tiramos a notícia do ar. Foi assim com o Cidade Internet?, defende-se Patricia Merlin em entrevista à DINHEIRO por telefone. Engenheira de sistemas e professora do Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática de São Paulo, ela é um dos quatro integrantes da trupe que fundou o Falidos.com. ?Muita gente entra na rede achando que vai ganhar dinheiro fácil. Nós mostramos o outro lado?, afirma. ?Nosso objetivo é o de conscientizar os empreendedores nacionais de que a Internet é um negócio como outro qualquer.? Patricia e seus colegas (ao todo são três engenheiros e um profissional de marketing) são donos da empresa RCD Serviços Gráficos Ltda., que é a detentora do domínio de Internet. ?Não estou fazendo nada de errado. Se precisar, vou ao juiz e digo quais são os meus motivos?, diz Patricia, que tem 37 anos. A partir deste sábado, 23, o Falidos passa a funcionar em um novo provedor.

Eis algumas idéias de Patricia:
? ?Falidos começou como uma brincadeira. Hoje ele é um hobby pra gente.?
? ?Recebemos um grande quantidade de e-mails que, depois de checados, vemos que são absurdos. Aí não publicamos.?
? ?Quem tirou o site do ar fomos nós mesmo. Entre o domingo e a segunda-feira passada, um hacker entrou no sistema e colocou notas mentirosas. A página ficou toda detonada e tivemos que tirar.?
? ?Nossa idéia não é denegrir a imagem de ninguém. Quando a empresa reclama, a gente subtrai a nota.?
? ?Não temos banners de propaganda. Não queremos ganhar dinheiro. Nosso objetivo é simplesmente ajudar os outros, mostrar como é esse setor.?
? ?A Braslink está colocando uma série de dificuldades para a gente. Estão morrendo de medo e não querem hospedar o site. Mas ele pode ser alocado em qualquer provedor. O domínio é nosso e a responsabilidade também.?

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?