Geral

Metrô de São Paulo inaugura loja de souvenirs

Apostando em turistas e colecionadores, empresa responsável pelo sistema metroviário da capital paulista venderá desde canecas até capas para tablets

Metrô de São Paulo inaugura loja de souvenirs

Metrô de São Paulo comercializa desde canecas até camisetas com os logos e imagens relacionadas à empresa

Dois anos depois de ter criado um conjunto de regras para licenciar sua marca, o Metrô de São Paulo se prepara para inaugurar, na próxima quarta-feira 24, sua primeira loja conceito. De acordo com a empresa estatal, a ideia surgiu em virtude da demanda dos passageiros, colecionadores e turistas por artigos com a marca.

Apostando na venda de produtos como bolsas, canecas, até capas para tablets, o Metrô da capital paulista pretende se aproximar da estratégia realizada por outras metrópoles, como Nova York, Madri e Londres, que há anos comercializam diversos souvenirs com suas respectivas marcas. 

A loja terá contrato inicial de um ano e ficará localizada na estação Consolação, na Linha 2-Verde. A princípio, as imagens utilizadas serão o mapa da rede metroviária e de ícones arquitetônicos do sistema metroviário, que ainda não foram divulgados.

Em março de 2012, o Metrô de São Paulo liberou a exploração de sua marca em produtos de vestuário, escritório, brinquedos e pôsteres mediante pagamento de royalties que variam entre 7%, quando o design do produto fica sob responsabilidade pela empresa, e 9%, caso o Metrô seja responsável pelo desenho.


Redes sociais

A notícia foi recebida com ironia pelos usuários do Facebook e Twitter. Em uma das postagens, um dos usuários sugeriu: “Faça uma camisa para os gringos escrita: ‘andei na linha vermelha e sobrevivi.'” Outros questionaram sobre ingressos para viajar sentado em horário de pico e solicitaram, ao invés de lojas, estações novas.