Investidores

Vale a pena investir num cartão com grife?

Nos últimos dois anos o consumidor brasileiro tem sido bombardeado por uma avalanche de cartões de crédito ligados a empresas e associações. Eles já são mais de 15% do mercado e podem ser encontrados com a marca de clubes, supermercados, montadoras, companhias aéreas, jogadores de futebol, instituições filantrópicas e até duplas sertanejas. O aumento da oferta criou um dilema: que cartão é o mais indicado para mim? Não se iluda. Por mais vantagens ou status, tudo o que foge do convencional tem seu preço. ?É preciso estar disposto a pagar mais para ter o benefício?, diz Cesário Nakamura, diretor da Credicard.

Em geral, as anuidades dos cartões de incentivo são 15% maiores. Nos programas de afinidade ? ligados a times, associações e entidades ? seu investimento será apenas filantrópico. Já nos que dão descontos e prêmios, o custo extra pode valer a pena. É o que acontece com os cartões das montadoras. O da Fiat permite descontos de até 5% na compra de um carro zero. Mas, para isso, são precisos 4 anos. Também não se deixe levar só pela aparência. ?O importante é saber qual o seu objetivo?, diz Gastão Mattos, diretor de marketing da Visa. Cartões de milhagem aérea, por exemplo, servem a quem viaja muito.

O QUE AVALIAR?
? Seu perfil como consumidor
? De que forma você utiliza o cartão
? O valor da anuidade e dos juros
? Se há afinidade ou benefícios
? Como o cartão precisa ser usado para gerar vantagens

Por fim, analise se você pode ter o cartão cobiçado. ?Tem que ser compatível com a renda do cliente?, diz Hélio Lima, presidente da American Express. É o caso dos cartões platinum, os mais sofisticados do mercado. Na American Express, por exemplo, só vira cliente platinum quem tiver gastos mínimos anuais de US$ 10 mil, for convidado e se dispor a pagar R$ 750 de anuidade. Outro componente a ser avaliado é como o cartão será usado. Se você prefere o pagamento parcelado, compare os juros do cartão com os do cheque especial. Já para o pagamento único, coloque os benefícios na conta.