Estilo

A nova imagem da H.Stern

estilo_01.jpg

EM AÇÃO Bryan Adams fotografou a modelo com as jóias da coleção Zephyr

 

O Brasil é reconhecido no mercado internacional de moda como um grande exportador de biquínis, calções e acessórios mais despojados como as tão faladas sandálias Havaianas. Mas, nos últimos anos, uma grife genuinamente brasileira tem conquistado projeção internacional como nenhuma outra conseguiu em um mercado onde predominam as marcas européias e americanas. A joalheria H.Stern, que compete com ícones do porte da italiana Bulgari, da americana Tiffany e da francesa Cartier, tornou-se referência de estilo e posicionamento de mercado. Na semana passada, a grife cravou ainda mais a sua posição nesse refinado segmento e deu um passo adiante no processo de internacionalização. Dona de um faturamento estimado em R$ 400 milhões, ela apresentou aos brasileiros a nova coleção Zephyr. Não haveria nada de novo, além de mais um lançamento, não fosse pelo fotógrafo escolhido para produzir o ensaio de uma linda modelo com as jóias: o cantor canadense Bryan Adams, autor de hits como Have You Really Loved a Woman?, do filme Don Juan De Marco, e Everything I Do, I Do It For You, do filme Robin Hood. ?Há nove anos me dedico à fotografia e estava muito interessado em captar imagens de jóias?, diz Adams, que se apresentou no Credicard Hall, em São Paulo.

 

 estilo_01b.jpg

 

 
A parceria entre o famoso cantor, que tem mais de 60 milhões de cópias vendidas em 25 anos de carreira, e a joalheria brasileira ajuda a levar o nome da grife para o Exterior em um processo que tem se tornado comum na estratégia da H.Stern. ?É fundamental para a grife se associar a nomes internacionais?, diz Carlos Ferreirinha, diretor da MCF Fashion, consultoria especializada no segmento do luxo. ?A H.Stern tem conseguido fazer isso com muito brilhantismo.? Isso é fruto de uma ampla reestruturação pela qual a empresa passou no início da década de 90 em busca de uma identidade que exalasse glamour. Na época, a companhia não tinha uma comunicação uniforme, as lojas não eram norteadas por um padrão e as equipes de designers, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, não se falavam antes de lançar uma coleção. Tudo mudou quando Roberto Stern, filho do fundador Hans Stern, assumiu o comando da empresa. Ele implementou uma nova estrutura organizacional e fez com que a empresa conquistasse identidade. A partir daí a H.Stern iniciou uma investida mais forte na linha de estilo. ?Ela atuou em duas frentes opostas?, diz Ferreirinha. ?Renovou a identidade no Brasil e criou um conceito no Exterior.?

 

 

No Brasil, ela desenvolveu coleções de jóias inspiradas em personalidades como a consultora de moda Costanza Pascolato, o músico Carlinhos Brown e os designers Fernando e Humberto Campana. No Exterior, cunhou parcerias com a estilista Diane Von Furstenberg e contratou a modelo Kate Moss para ser a garota-propaganda da marca. A força da empresa no mercado internacional tem aumentado a cada dia. De suas 160 lojas próprias, a metade está espalhada em países como Estados Unidos, Suíça, Espanha, Inglaterra, Dubai e até mesmo no Cazaquistão. A rigor, isso explica o lançamento da coleção Zephyr primeiro no mercado norte-americano. A linha foi apresentada nos Estados Unidos em outubro de 2006. ?É porque a idéia da coleção surgiu da conversa de Roberto (Stern) com o cabeleireiro Fréderic Fekkai?, diz Richard Barczinski, presidente da joalheria.

Fekkai, um francês radicado em Nova York que costuma cuidar das madeixas de estrelas de Hollywood como Liv Tyler e Kim Basinger, entre outras beldades, sugeriu o desenvolvimento de jóias que pudessem ser usadas no cabelo. A sugestão de um dos grandes nomes do chamado hair fashion fez com que os designers da marca criassem um novo tipo de jóia. Entre os destaques da coleção, por exemplo, encontra-se uma espécie de tiara que pode ser amarrada no cabelo. Com 23 diamantes de várias colorações, ela custa R$ 619 mil. Com uma jóia desse porte, não é preciso nem cantar Have You Really Loved a Woman?, a música que Bryan Adams fez para o filme Don Juan De Marco, para impressionar uma mulher.

 
 
As parcerias da grife
A viagem de Lula concretizou acordos e parcerias em diferentes setores
 
 

estilo_02.jpg

 

Carlinhos Brown
Jóias criadas em parceria com o cantor para ressaltar o lado cultural
 
 
 
 estilo_03.jpg

 

Oskar Metsavath
Estilista da Osklen criou uma linha de relógios
 
 
 
 estilo_04.jpg

 

Irmãos Campana
Os designers consagrados no Exterior serviram de inspiração para a marca
 
 
 estilo_05.jpg

 

 

Diane Von Furstenberg
Estilista de renome mundial lançou coleção em 2006
 
 
 
 estilo_06.jpg

 

Costanza Pascolato
Consultora de moda foi a primeira a se unir à H.Stern