Estilo

TÁXI AQUÁTICO

Os táxis amarelos, um dos mais famosos símbolos de Nova York, ultrapassaram os limites do asfalto. Agora, eles navegam em torno da ilha de Manhattan. A novidade desse outono na Big Apple é o New York Water Taxi, um serviço de barcos (catamarãs) amarelos que ligam o Brooklyn até a rua 44, em Midtown. São seis pontos de embarque e desembarque, incluindo um ao lado do World Financial Center, local vizinho ao do atentado às torres gêmeas. Com o novo transporte aquático, é possível sair do Brooklyn e chegar a Wall Street em três minutos, sem enfrentar os congestionamentos e a lotação do metrô. E, claro, sem ter de disputar a tapa um táxi nas esquinas de Nova York. Na metrópole dos contrastes, onde convivem antigas charretes e modernos helicópteros, o Water Taxi deverá ter espaço garantido.

A embarcação tem dois andares. Em cima, pura aventura. Embaixo, conforto e tranqüilidade. Quem optar pelo piso superior vai desfrutar a vista de Manhattan e a sensação de viajar a 45 quilômetros por hora a céu aberto. No salão inferior, confortáveis poltronas acomodam 54 passageiros. Apesar da velocidade, os catamarãs percorrem os rios East e Hudson sem solavancos. Em breve, um pequeno bar entrará em funcionamento. No cardápio, haverá aperitivos e vinhos. O Water Taxi também poderá ser alugado para festas e recepções. Nesse caso, o passeio não tem roteiro definido. É possível promover um café da manhã ao lado da Estátua da Liberdade ou um coquetel com vista noturna da cidade. O aluguel do barco sai por US$ 575 a hora. O anfitrião pode contratar um bufê ou utilizar a cozinha da embarcação.

Os barcos amarelos devem cair no gosto dos nova-iorquinos, pois ao lado da ponte do Brooklyn, onde fica a parada final do Water Taxi, está nascendo o novo centro comercial e turístico da cidade. O Dumbo, que significa Down Under the Manhattan Bridge Overpass, era uma região deteriorada, e agora seus antigos armazéns viraram ateliês, lojas, bares e restaurantes da moda.

O passe para o dia todo dá direito ao uso dos ônibus e do
metrô de Nova York e custa US$ 19. O New York Water Taxi
começa a operar às 6h30 da manhã e vai até às 18 horas. Os
barcos partem a cada 20 minutos nos horários de pico e a cada 40 minutos durante o resto do dia.