Economia

Curitiba é eleita a melhor cidade do Brasil pelo ranking Istoé/Austin Ratings

Levantamento feito com todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros elegeu também as cidades mais bem sucedidas em mais de 40 indicadores 

fruet.jpg

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (esq) e o presidente-executivo da Editora Três, Caco Alzulgaray 

Curitiba foi a grande vencedora do anuário As Melhores Cidades do Brasil 2015 publicado por Istoé em parceria com a consultoria Austin Ratings. O levantamento inédito, que envolveu os 5,565 municípios brasileiros, foi feito com base em mais de 500 indicadores, que foram agrupados em quatro pilares principais: Fiscal, Econômico, Social e Digital. Além de Curitiba o anuário também premiou as cidades em 48 categorias, dividas entre os principais indicadores utilizados pela Austin Ratings para realizar o levantamento. Curitiba foi a cidade que agregou o maior número de indicadores de excelência e, por isso, foi considerada a melhor cidade do País e também a melhor cidade de grande porte. Itajaí (SC) foi eleito o melhor município de médio porte do Brasil e Congonhas (MG) a de pequeno porte.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu em São Paulo na noite da quinta-feira 17 e reuniu uma miríade de prefeitos, empresários, políticos e autoridades de todo o país. O evento contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD). “Aqui, através destes vencedores, podemos ver os avanços sociais e econômicos do povo brasileiro”, afirmou o ministro. O presidente-executivo da Editora Três, Caco Alzulgaray, destacou a importância de um estudo tão aprofundado. “Em um momento econômico e político tão delicado como o que vivemos, assumimos o papel da vigilância da democracia e da gestão pública”, disse ele.

a1.jpg

“É no município que se forma a cidadania”, afirmou o ministro das Cidades, Gilberto Kassab 


O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), destacou a importância da premiação para a capital paranaense. ”Curitiba é referencia em muitas áreas principalmente no seu planejamento urbano”, disse ele.  ”Mas cada vez mais nós queremos que Curitiba se torne referencia, e daí a importância desse prêmio em áreas como educação, saúde, inclusão social e tecnologia”, disse ele.

O economista-chefe da Austin Ratings, Alex Agostini, afirma que, mesmo com dados públicos, o grande desafio do levantamento foi cruzar dados tão volumosos e tão díspares quanto os analisados para a realização do ranking. “A grande inteligência é dar o valor devido a cada indicador, o peso dele, numa estrutura que foi desenvolvida e pesquisada pela Austin”, conta ele. “Precisamos de pelo menos seis meses para analisar detalhadamente todos esses números, foi um feito inédito no Brasil”.

O prefeito de Itajaí (SC), Jandir Bellini (PP), destacou a importância do prêmio para a cidade catarinense. “Eu vejo que uma premiação desta grandeza, pra nossa cidade, como um estimulo pra que a gente continue trabalhando cada vez mais.”. No mesmo tom o prefeito de Congonhas (MG), Zelinho (PSDB), destacou o impacto que o reconhecimento trará para o município. ”Congonhas é uma cidade que é patrimônio cultural pelas obras de Aleijadinho que abrigamos, e essa premiação reconhece a excelência de nossa gente. Estou muito emocionado por estar aqui e receber este troféu”.

IECIDADES_VENCEDORAS.jpg