Economia

IBGE: desemprego em Porto Alegre é o menor do País

A taxa de desemprego registrada em Porto Alegre em outubro, de 3,7%, representa a menor taxa mensal já apurada em uma região metropolitana na série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), iniciada em 2002. A informação é do gerente da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo. Em setembro, a taxa na região havia sido de 4,1%.

Segundo Azeredo, os dados do mercado de trabalho de Porto Alegre, os melhores entre as regiões, refletem uma “melhora no cenário econômico” local. O número de ocupados no mercado metropolitano gaúcho aumentou 1,7% em outubro ante setembro e subiu 4,5% ante outubro do ano passado.

Já o número de desocupados caiu 10,4% em outubro ante o mês anterior e recuou 26% na comparação com outubro do ano passado. Azeredo destacou que o setor com maior destaque na geração de emprego em Porto Alegre em outubro foi o de construção, com alta de 9,2% ante setembro e aumento de 12,2% ante o mês anterior.

De acordo com Azeredo, todas as regiões metropolitanas pesquisadas, exceto o Rio de Janeiro, apresentaram em outubro a menor taxa de desemprego para meses de outubro da série histórica. As taxas foram as seguintes: 8,0% em Recife, 9,9% em Salvador, 5,3% em Belo Horizonte, 5,7% no Rio de Janeiro e 5,9% em São Paulo.

Copyright © 2010 Agência Estado. Todos os direitos reservados.