Economia

FGV: custo da construção civil sobe 0,36% em novembro

O Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M), que mede a inflação na construção civil, subiu 0,36% em novembro, mais que o dobro do resultado de outubro, quando avançou 0,15%. Os dados foram divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas. Até novembro, o INCC-M acumula alta de 6,95% no ano e de 7,16% em 12 meses. O indicador representa 10% do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

Ao detalhar o desempenho do índice em novembro, a FGV informou que os preços de materiais, equipamentos e serviços subiram 0,15% em novembro, ante 0,27% em outubro. Já os preços de mão de obra subiram 0,59% neste mês, após registrarem alta de apenas 0,03% em outubro.

Entre os produtos pesquisados para cálculo do indicador, a FGV informou que as mais expressivas elevações de preços na construção civil foram apuradas em ajudante especializado (0,59%), servente (0,66%) e condutores elétricos (4,91%). Já as mais expressivas quedas de preços foram apuradas em vergalhões e arames de aço ao carbono (baixa de 3,36%), tubos e conexões de ferro e aço (queda de 0,52%) e perna 3×3/estronca de 3ª (recuo de 0,22%).

Copyright © 2010 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança