Economia

O MAPA DO CONSUMO NO BRASIL

O produto de sua empresa está chegando ao consumidor certo? Os canais de distribuição atingem os mercados mais importantes para seu negócio? As ações de promoção e publicidade são condizentes com as características de cada região? Estas perguntas vivem atormentando os altos executivos das empresas. Um estudo preparado pela Madia Mundo Marketing pode ser uma importante ferramenta para responder essas questões e tirar dúvidas sobre a eficácia da política comercial e de marketing da companhia. O trabalho, batizado de Brasil Madia 2002, aponta os 200 municípios brasileiros com maior potencial de consumo. Nele, há surpresas, muitas delas indicando uma mudança no perfil do consumo no Brasil. Entre as dez cidades de consumidores mais endinheirados, por exemplo, apenas duas são do mesmo Estado ? a líder São Paulo e a décima colocada, Campinas. Ou seja, o Estado de São Paulo já não apresenta a mesma liderança absoluta do consumo brasileiro como ocorria anos atrás, embora ainda esteja muito à frente de outras unidades da Federação. Ao mesmo tempo, encontram-se ali conclusões já esperadas, como a de que São Paulo é responsável por quase 10% do poder aquisitivo de todo o território brasileiro. O que não muda é a concentração brutal no País. Dos 5.500 municípios brasileiros, 200 deles detêm 57% do consumo. ?Essas informações são fundamentais para empresas que pretendem expandir sua atuação para outras regiões do País ou queiram passar um pente-fino em sua estrutura de distribuição?, diz Francisco Madia, presidente da Madia Mundo Marketing. ?Pode também ser útil para quem pretende lançar novos produtos ou entrar em um segmento no qual ainda não atue.?

O estudo da Madia não se limita a um levantamento da renda per capita de cada cidade. Ele é baseado em uma cesta de indicadores que, combinados, revelam a capacidade de compra dos habitantes. Entre eles, estão quantidade de agências bancárias, número de shopping centers, frota de veículos e freqüência de eventos culturais, entre outros. A partir daí, a Madia criou o Índice de Potencial de Mercado Madia (IPMM) para cada município.

O estudo da Madia também pode ser útil para as cidades, sobretudo no momento de atrair investimentos. ?Com o crescimento da economia, as empresas deverão procurar locais para

suas futuras filiais, subsidiárias ou centros de distribuição?, diz Madia. ?É evidente que elas procurem as cidades de maior poder de consumo.? A capacidade de compra de uma localidade também é determinante para atrair novos pontos de venda de grandes redes de supermercados ou de atacadistas. ?Hoje, esse é um dos principais fatores na decisão de investimento, pois as companhias querem ficar próximas do mercado consumidor e, assim, reduzir seus custos de logística.? As dimensões continentais do Brasil dificultam a decisão das empresas na hora de decidir por onde começar sua expansão. Por isso, Madia traçou um roteiro de seis estágios para as companhias que queiram atingir esse objetivo.

Madia: www.mmmkt.com.br

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?