BC autoriza 74 fintechs de crédito

O BC autorizou o funcionamento de 74 fintechs de crédito no Brasil entre 2018 e 2021. Do total, 64 são Sociedades de Crédito Direto (SCD). Elas concedem empréstimos com recursos próprios e podem prestar serviços como análise e cobrança de crédito para terceiros, emissão de moeda eletrônica e de cartão de crédito e revenda de seguros. No segundo grupo estão as Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP) e permitem transações chamadas peer-to-peer lending.

Anbima define regras para fundos sustentáveis

Desde a segunda-feira (3) passaram a valer os novos critérios para os fundos ESG estabelecidos pela Anbima, associação que regulamenta o setor. Uma das primeiras mudanças será a troca dessa denominação por IS, de Investimento Sustentável. As novas regras vão estabelecer critérios mais uniformes e rigorosos para classificar esses investimentos, que vêm atraindo cada vez mais recursos. No fim do mês de novembro de 2021, esses produtos somavam R$ 2,4 bilhões de patrimônio.

As maiores perdas dos FII

A alta dos juros provocou desvalorizações elevadas nas cotas dos Fundos de Investimento Imobiliários (FII) em 2021, segundo levantamento do buscador de investimentos Yubb. A maior queda do ano passado foi do Riza Arctium Real Estate (ARCT11), cujas cotas recuaram 91,92%. A maior alta foi do Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11), cujas cotas se valorizaram 15,34%. O levantamento considerou apenas os fundos imobiliários que fazem parte do índice Ifix.