Giro

Nostalgia: serviço ‘assustador’ anima fotos antigas de família

Crédito: Reprodução/Divulgação

Um novo serviço do site de genealogia MyHeritage que anima fotos antigas de família, se tornou viral nas redes sociais utilizando inteligencia artificial (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Três anos atrás, produzir artificialmente uma troca de rosto de 15 segundos de Theresa May e Margaret Thatcher para o The Guardian levou várias horas em um poderoso computador. Agora, o mesmo efeito pode ser feito gratuitamente com um telefone celular e aplicativos como o Snapchat, ou ser oferecido gratuitamente como promoção para um site de genealogia.

Deep Nostalgia, um novo serviço do site de genealogia MyHeritage que anima fotos antigas de família, se tornou viral nas redes sociais, em outro exemplo de como a manipulação de imagens baseada em IA está se tornando cada vez mais popular.

+ Novas funções trazem monetização e bloqueio de palavras ao Instagram

Lançado no final de fevereiro, o serviço usa uma técnica de IA chamada aprendizado profundo para animar automaticamente rostos em fotos enviadas ao sistema. Devido à sua facilidade de uso e avaliação gratuita, ele logo decolou no Twitter, onde os usuários carregam versões animadas de fotos antigas de família, fotos de celebridades e até mesmo desenhos e ilustrações.

Como a maioria dos “deepfakes” – o nome para o uso popular dessa tecnologia para mapear o rosto de uma pessoa na filmagem de outra – o serviço é excepcionalmente bom para animar suavemente recursos e expressões. Mas também pode ter dificuldade em gerar dados para preencher as “lacunas” no que pode ver nas fotos de origem, causando uma sensação de estranho.

Nem todo vídeo criado com o serviço é animado com elegância, ou mesmo bom o suficiente para ser perturbador, é claro. Uma versão animada do infame busto de Ronaldo, por exemplo, é tão angustiante quanto a versão estática:

E embora os vídeos produzidos automaticamente de Deep Nostalgia não induzam ninguém a pensar que são imagens reais, pode ser muito difícil distinguir a aplicação mais cuidadosa da mesma tecnologia da realidade.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel