Sustentabilidade

Nos EUA, tornados deixam ao menos 23 mortos no Tenessee

Nos EUA, tornados deixam ao menos 23 mortos no Tenessee

Um casa destruída é fotografada em Cookeville, no Tennessee - GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP


Ao menos 23 pessoas morreram à medida que tornados se formaram no estado americano do Tenessee, nesta terça-feira (3), danificando a rede elétrica horas antes da região votar nas primárias durante a Superterça, além de causar graves danos materiais.

Equipes de resgate buscavam entre os escombros sobreviventes e desaparecidos, informou um funcionário da Agência de Gerenciamento de Emergências do Tennessee (TEMA), informando que o número de vítimas pode aumentar.

O presidente Donald Trump pediu que todos rezassem “pelos afetados nos tornados devastadores” que passaram pela região, anunciando que viajará ao Tenessee na próxima sexta-feira.

A capital, Nashville, ficou devastada com ruas cheias de lixo e entulhos após a chegada do primeiro tornado, logo após a meia-noite no horário local.

Imagens da emissora local do canal americano ABC mostraram vários carros empilhados, estabelecimentos destruídos e o que parecia ser uma dezena de aeronaves esmagadas umas nas outras no aeroporto John C. Tune, em Nashville.

Moradores relataram sobre o desespero vivido, já que suas casas vieram abaixo. Segundo as autoridades, milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica.

“PROCUREM ABRIGO AGORA! ESSA É UMA TEMPESTADE EXTREMAMENTE PERIGOSA!”, tuitou o Serviço Meteorológico nacional quando um dos tornados atingiu a área oeste de Nashville.

Mais de 47 mil consumidores estavam sem fornecimento de energia elétrica, informou a companhia estadual Nashville Electric.

A série de tempestades extremas que passou pelo Tenessee causou danos “a prédios, estradas, pontes, espaços de serviço e estabelecimentos comerciais em diversos condados”, ressaltou a Agência de Gerenciamento de Emergências do Tennessee (TEMA).

“Nas próximas horas continuaremos disponibilizando equipes de busca e resgate, criando zonas de abrigo em todo os estado e enviando equipes de emergência para as comunidades mais atingidas”, escreveu o governador Bill Lee no Twitter.

– ‘Jornada eleitoral’ –

O Tenessee é um dos 14 estados que votam para as crucias primárias nesta Super Terça nos EUA, que ajudará a definir qual candidato democrata disputará com o republicano Donald Trump as próximas eleições em novembro.

Por causa dos danos provocados pleo tornado, a votação começou uma hora mais tarde em Nashville e em Wilson County, segundo o jornal local.

O prefeito John Cooper escreveu no Twitter que “Nashville está sofrendo e nossa comunidade foi devastada”, disse.

Cooper relatou durante uma coletiva de imprensa que 15 seções de votação foram afetadas durante a tempestade, representando menos do que 10% do total.

Os candidatos democratas rapidamente responderam ao ocorrido, comentando a tragédia.

“Estamos acompanhando as notícias vindas do Tenessee com nossos corações aflitos”, disse o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

A senadora de Massachusetts, Elizabeth Warren, por sua vez disse estar “com um peso no coração por causa das vítimas e das famílias”.