Por centenas de anos tradicionais famílias européias viveram em pequenos castelos ou villas particulares. Lá, só pisavam os convivas mais próximos ou nobres de destaque. Agora, o hóspede dos aristocratas europeus mudou de cara: é você. Eles começam a abrir as portas de suas casas para abrigar aqueles que estiverem dispostos a pagar por um serviço exclusivo e requintado. Entre as famílias que convivem com os hóspedes como anftriões pode-se encontrar a italiana Monti Riffeser. Dona de uma villa de 1445, na Toscana, transformou-a em um hotel, o La Bagnaia, com termas naturais. Para receber as novas ?visitas?, a família reformou seus elegantes quartos, mas a fachada foi mantida intacta.

Na mesma região da Itália outra villa oferece luxo e glamour
com extrema classe. Trata-se da Il Borro, que pertence ao
estilista Salvatore Ferragamo. Reformada em 1993, a charmosa
casa do rei dos sapatos fica próxima às regiões de Arezzo, Siena e Florença e conta com belíssimos campos de flores e degustações
de vinho. Mas se o seu destino preferido for a França, o lugar
ideal é o Chateau de Bagnol, em Lyon, construído no século 13.
?Ele é um dos mais exclusivos do mundo, com apenas 12 quartos
e 9 apartamentos?, diz Cylene Zogbi, dona da agência Zogbiturismo que faz o roteiro. O preço do apartamento? US$ 1,3 mil por dia.
O que garante requinte misturado com aventura. Além de apreciar
os pratos de um restaurante que ostenta três estrelas no Guia Michelin, você poderá passear de balão vislumbrando a magnífica paisagem do Vale du Rhône.