Se beber, não dirija. Nem gaste. Segundo uma pesquisa do site de finanças Finder, os norte-americanos gastaram US$ US$ 39,4 bilhões (R$ 149 bilhões) sob efeito de álcool no ano passado. Os pileques de 2018 saíram mais caro do que no ano anterior, quando comércio alcoólico somou US$ 30,4 bilhões (R$ 115 bilhões).

De acordo com o site, 26% das pessoas que responderam a pesquisa confessaram que foram às compras sob efeito de álcool ou outras substâncias tóxicas, com gasto médio de US$ 736 (R$ 2,7 mil). Na pesquisa anterior, 46% dos entrevistados admitiram a prática, porém, o gasto estava na média de US$ 447 (R$ 1,6 mil) por pessoa.

Os homens representam 56% dos gastos, com preferência para compra de alimentos (48,55%) e sapatos e roupas (37,7%). As mulheres matem hábitos semelhantes. Depois de alguns goles, a maior parte das consumidoras gasta com comida (57,65%) e roupas e sapatos (52,4%).

A pesquisa também mostrou que as novas gerações gastam mais sob efeito de álcool. Os Millenials gastaram uma média de US$ 1,047 (R$ 3,9 mil), mais do que os representantes da Geração X (US$ 469 – R$ 1,77 mil) e os Baby Boomers (US$ 466 – R$ 1,76 mil).