Depois de a Samsung e a Huawei quebrarem paradigmas com os primeiros smartphones dobráveis, a Nokia também anunciou um projeto ousado: o Nokia 9 PureView, o único celular com cinco câmeras. Apesar da novidade, o número de lentes na parte traseira do celular não parece fazer grande diferença aos modelos já existentes compostos com três câmeras, informaram analistas do setor.

O Nokia 9 PureView usa as mesmas configurações para as cinco câmeras, cada uma com sensor de 12 megapixels e uma lente f / 1.8. Porém, apenas duas fotografam em cores, e as outras três são monocromáticas. De acordo com o site The Verge, o modelo da Nokia não apresenta todas as opções de versatilidade que se espera de um aparelho com tantas lentes, o que deixa a experiência do usuário um pouco frustrante.

Um dos diferenciais é a opção de salvar as imagens diretamente no Google Fotos, sem precisar ocupar a memória do aparelho com mídia. A Nokia também anunciou parceria com o Adobe Lightroom, permitindo a edição das imagens diretamente na tela do aparelho.

O Nokia 9 PureView deve chegar aos mercados dos Estados Unidos e Europa em março, com custo médio de US$ 699 (aproximadamente R$ 2,6 mil). Fora as cinco câmeras, o novo aparelho não traz grandes revoluções na sua configuração. O celular vem com sistema Android, sensor de impressão digital e um processo de desbloqueio de reconhecimento facial, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e impermeabilização IP67. O display terá um painel OLED de 2K de 5,99 polegadas com Gorilla Glass 5 na frente e atrás.