Ciência

Nocebo responde por 76% dos efeitos colaterais da vacina contra Covid

Crédito: Pixabay

Efeito nocebo causou 76% dos efeitos colaterais da vacina na primeira dose (Crédito: Pixabay)



O nocebo, que é o oposto do placebo, é responsável por até 76% dos efeitos colaterais provocados pelas vacinas contra a Covid-19, indica uma pesquisa científica do Centro Médico Diaconisa Beth Israel (BIDMC, na sila em inglês), publicado na revista científica Jama Network. O estudo foi feito em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard.

Os principais sintomas relatados pós-vacinação contra a Covid-19 são dores de cabeça, musculares e fadiga. No entanto, grande parte dessas queixas são frutos de ação da mente humana.

+ Covid longa: nova tecnologia descobre lesões ocultas no pulmão
+ Rio de Janeiro vacina crianças de 6 e 7 anos contra a covid-19

O efeito placebo ocorre quando uma pessoa recebe um tratamento não efetivo, sem saber, a uma doença e há melhora do organismo – a eficácia de um medicamento, por exemplo, é atestada quando há divergência dos resultados positivos distintos em relação ao placebo. De maneira inversa, o nocebo é o surgimento de sintomas provocados pela crença do paciente de que sofrerá os efeitos colaterais das vacinas.




Ou seja, o paciente sente os sintomas que sabe que pode vir a ter, apesar de serem independentes da ação do medicamento/vacina.

“Eventos adversos após o tratamento com placebo são comuns em ensaios clínicos randomizados. Coletar evidências sobre essas respostas nocebo em vacinas é importante à vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo, especialmente porque a preocupação com os efeitos colaterais é relatada como uma razão para evitar a vacina”, afirma Julia Haas, pesquisadora e principal autora do estudo.

Foram analisados os dados de vacinação de 12 testes clínicos sobre a vacinação contra a Covid-10 em 22 mil pessoas. O efeito nocebo da imunização foi relatado por 76% das pessoas após a primeira dose e por 52% depois da segunda aplicação.


O foco da pesquisa foi nos efeitos colaterais “menores” e não abarcou raras ocorrências de coagulações ou inflamações cardíacas, por exemplo.

“A medicina é baseada na confiança. Nossas descobertas nos levam a sugerir que informar o público sobre o potencial de respostas nocebo pode ajudar a reduzir as preocupações com a vacinação contra a Covid-19”, diz Ted Kaptchuk, professor de medicina da Universidade Harvard.






Tópicos

A internação é necessária para todo caso positivo para o teste do COVID-19? África do Sul alcool gel após quantos dias os sintomas da variant Omicron da COVID-19 podem aparecer autoteste Brasil casos Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? contágio ômicron coronavírus covid da diarreia amarela covid da diarreia com sangue covid da diarreia e dor de barrigam geral covid da diarreia e dor de estomago covid da diarreia e dor no corpo covid da diarreia e febre covid da diarreia e vomito covid da diarreia forte covid da diarreia por quantos dias covid da diarreia verde covid nocebo covid-10 Covid-19 devo continuar com medidas preventivas como uso de máscara dor de cabeça dor de garganta dor de garganta omicron efeito colateral efeito nocebo efeito placebo etc.? Europa fadiga GO mas transmiti-la? mascara de pano omicron medicação para covid omicron mortes ômicron nocebo nocebo vacina nocebo vacina covid nocebo vacinação novos casos covid-19 novos casos ômicron o que é efeito nocebo? o que é nocebo? omicron omicron em crianças omicron sequelas OMS pandemia pico de transmissão pico de transmissão da ômicron placebo Posso não apresentar sintomas da COVID-19 quais os sintomas da omicron a nova variante Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? qual o pico de transmissão da ômicron? alcool gel Qual o tempo de incubação da COVID-19? qual os sintomas da omicron Quanto tempo a COVID-19 permanece ativo em diferentes superfícies? quantos dias duram os sintomas da omicron Quantos dias é o isolamento pela COVID-19? Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar? Reino Unido remédios para covid omicron Se eu já tinha COVID-19 sequelas da omicron sintoma da gripe sintomas da nova variante omicron sintomas da variante omicron sintomas influenza sintomas omicron e influenza Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)? teste teste de covid vacina efeito colateral vacinação variante omicron