No último domingo (5), durante o intervalo do Super Bowl, o espaço mais caro para anunciantes na TV americana, empresas como Budweiser, Coca-Cola, Audi e 84 Lumber apresentaram comerciais com críticas ao presidente Donald Trump.

A Budweiser enalteceu a imigração, contando a história de superação de seu fundador, o alemão Adolphus Busch, que chegou aos EUA em 1857. Com a campanha “Nascido na dificuldade”, a cervejaria reagiu diante da iniciativa de Trump de erguer um muro na fronteira com o México e de vetar a entrada de imigrantes de sete países de maioria islâmica.

https://www.youtube.com/watch?v=XzhnpTtEF80

A Coca-Cola repetiu de um de seus antigos comerciais no Super Bowl deste ano. A campanha #AmericaIsBeautiful, já havia gerado grande debate na sua veiculação original, em 2014. O filme diz que os Estados Unidos é belo, mas por causa das pessoas que o fazem assim. São cenas com famílias de diversas etnias, e a música cantada em idiomas como espanhol, árabe, hindu, francês, mandarim, hebraico e tagalo. A reprise não poderia ser mais atual.

https://www.youtube.com/watch?v=xYVu7tRXuoM

A alemã Audi falou de misoginia e defendeu a igualdade de gênero. A campanha mostra um pai levando a filha a uma corrida de kart contra meninos. A vitória da garota traz a mensagem “o progresso é para todos” e alfineta Donald Trump, é claro, famoso por suas declarações machistas e acusações de assédio contra mulheres. Durante a campanha presidencial, vazou um vídeo no qual Trump dizia que se “pode fazer qualquer coisa com mulheres quando se é famoso.”

https://www.youtube.com/watch?v=G6u10YPk_34

Já o comercial da empresa americana de construção 84 Lumber, que custou cerca de US$ 15 milhões, mostra uma mãe e filha mexicanas em sua longa e árdua jornada para atravessar a fronteira do México com os Estados Unidos. A Fox não gostou da exibição do muro – prometido por Donald Trump – e a 84 Lumber teve que editar o filme. Dessa forma, a história foi dividida em duas partes. A versão que foi ao ar no Super Bowl conta apenas o início da jornada, e convida o espectador a acessar o site da empresa para conferir o final. O veto da emissora, no entanto, colaborou para aumentar ainda mais a atenção em torno da campanha. Assista ao vídeo completo e sem censura:

https://www.youtube.com/watch?v=N0iD4B5hcfc