Nos últimos três séculos, as porcelanas vienenses Augarten sempre freqüentaram as mesas dos banquetes de reis, rainhas e aristocratas europeus. Sinônimo de perfeição e requinte, a Augarten foi fundada em Viena, em 1718, durante o reinado do imperador José I. Vienna Porcelain Manufactory Augarten é o nome completo da empresa, criada por Claudius Innocentius du Paquier. Em 1744, a imperatriz Maria Theresa estatizou a Vienna Porcelain Manufactory.

Desde 1923, as nobres
porcelanas são fabricadas
no castelo Augarten, construído
em estilo barroco por José I.
Os preços também são para a nobreza; um vaso chega a custar US$ 20 mil. Palco de concertos matinais de Mozart, Bethoven, Strauss e Schubert, o castelo é o local perfeito para inspirar os experientes artesãos que
pintam a mão cada um dos desenhos das peças. Decorado
com afrescos e jardins renascentistas, é um dos
palácios mais belos da Áustria.

A Augarten produz aparelhos de jantar, chá e café, além de abajures e vasos. Há alguns anos, a empresa decidiu ampliar seu leque de atuação. A mistura da porcelana com ouro, prata, pérolas e rubis deu origem a uma sofisticada coleção de jóias, relógios e bolsas. Detalhe: antes de sair da fábrica, cada item passa por cinco controles de qualidade. Uma peça Augarten é para sempre. Cada um dos itens pintados são numerados, o que indica o molde, a decoração e a pessoa que pintou, garantindo a reposição correta do produto. ?Mesmo se a peça quebrar 10, 15 anos após a compra?, diz o advogado Henrique J. Vieira Filho, representante da marca no Brasil, que a partir do segundo semestre estará no mercado brasileiro.