Um grupo de pesquisadores da Suécia e da Finlândia descobriu que mulheres com níveis maiores de estrogênio, principalmente com reposição hormonal na pós-menopausa, tiveram menos risco de morte por Covid-19.

De acordo com resultados publicados na revista BMJ, os pesquisadores analisaram dados da Agência Sueca de Saúde Pública de 49.853 mulheres que foram diagnosticadas com Covid-19 entre 4 de fevereiro e 14 de setembro de 2020. Deste total, 16.693 tinham entre 50 e 80 anos.

+ Cérebro não perde velocidade após os 20 anos, aponta estudo

Entre as selecionadas para o estudo, as mulheres que faziam uso do suplemento de estrogênio tiveram 54% menos chances de morrer de Covid-19 na comparação com as que não faziam nenhum tratamento. Já as que usavam bloqueadores do hormônio tiveram o risco aumentado em duas vezes em relação ao grupo de comparação.

No entanto, os autores ressaltam que mais pesquisas são necessárias para estabelecer com mais clareza a relação entre níveis de estrogênio e Covid-19 grave. A pesquisa mostra apenas uma associação entre os níveis de estrogênio e as mortes por Covid-19.